segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Viagem medieval em Santa Maria da Feira



Santa Maria da Feira volta a ser palco das recriações históricas que vão transportar residentes e visitantes até à Idade Média, mais precisamente ao século XIV, no reinado de D. Dinis, desta vez em época conturbada de perseguição e guerra civil. A não perder, de 1 a 10 de Agosto.
Durante a Viagem Medieval revive-se o quotidiano da época, espreitando a azáfama do trabalho de mercadores e artífices, o entusiasmo dos jogos, o ardor das pelejas e dos torneios e o prazer dos momentos de convívio em ceias e grandes festas, onde domina a música e a dança.
O castelo da Feira é palco de representações da vida quotidiana medieval, proporcionando a convivência com algumas personagens que coabitavam neste espaço, de funções predominantemente militares, mas que, ao mesmo tempo, servia de local de habitação. Dos soldados às lavadeiras, das tradicionais ciganas às varredeiras, dos senhores à criadagem. Este ano, o castelo é também habitado por ordens religiosas e militares - que se refugiam em Portugal depois da perseguição feita por Filipe IV de França com a anuência do Papa Clemente V -, como a Ordem de Avis, Hospitalários ou Ordem de Santiago sem esquecer a Ordem de Cristo (Ordem dos Templários) que paira pelas margens do rio Cáster.

A grande novidade desta edição é a nova recriação do quotidiano numa abadia, no Convento dos Lóios. Logo à entrada do convento, é imprescindível uma visita ao Jardim das Rosas (entrada livre), onde D.Dinis prestou homenagem à sua esposa rainha D. Isabel com a plantação de 700 pés de roseiras.

In Público

Sem comentários:

Enviar um comentário