def.: "Os pontos de inflexão de uma curva são os pontos em que a curva passa de côncava a convexa, ou de convexa a côncava."
Há um ponto de inflexão em Portugal, para uma trajectória decrescente, claramente identificado com as 0 horas do dia 1 de Janeiro de 2002, um dos dias mais negros da história recente, pela displicência com que foi tratado.
Neste dia, os salários e alguns bens foram convertidos aplicando com rigor o célebre 1€ = 200,481 esc., mas o resto, duplicou de preço e bastou o zé ir beber a bica para se aperceber disso. ... o cabaz de bens essenciais para o português, duplicou de preço. 100 esc para muitos converteu-se em 1euro, fiscalização houve?
Podem vir com as teorias económicas todas, eu também sei algumas, e sei que aqui não se aplicam. Não se aplicam porque a economia entrou em crise, o petróleo foi atrás, as taxas de juro aumentam de 3 em 3 meses, e o orçamento não acompanha o crescimento de tudo, pelo contrário, cresce tão pouco que reduz, face à subida exponencial dos bens essenciais.
Podem avançar as desculpas que quiserem, a verdade é uma Portugal é um país pequeno e sem recursos, os choques têm um efeito multiplicador superior ao de qualquer outro país na Europa.
O português ficou mais pobre e a economia não ficou mais competitiva. Se estiver errado, digam-me. Eu sei que estou mais pobre e não há forma de ver alguma coisa melhorar. Por isso desligo a televisão, há caras que são insuportáveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário