sexta-feira, 20 de julho de 2007

Levanta-te e Anda

Convenhamos, toda a gente reclama e se mostra indignado e ofendido, mas fá-lo sentado na sua secretária ou à mesa de café. O que gostamos mesmo é de conjurar, dizer mal. Acção, fazer alguma coisa para mudar, ir para a rua e lutar, é com os outros. Tricas e golpes palacianos, conluios, lobbies e grupinhos é bem mais ao nosso jeito, mesmo que pequemos pela falta dele em quase tudo.
Curiosamente, embora conotados como um país de poetas, ou não lemos (bruxo) ou a consciência e clarividência que estes nos deviam transmitir, está algures sentada à espera da sua deixa para entrar em cena. Isto tudo porque lembrei-me de Sophia.

1 comentário:

  1. As características inerentes à nossa latinidade, aqui denunciadas, fazem parte integral do carácter comum. Porém não inviabilizam a objectividade, a liberdade e a necessidade de os ofendidos pelo desgoverno que a todos remete para o nível mais baixo da desconsideração pela pessoa humana, consagrada na nossa democrática constituição. O direito à liberdade de expressão.
    É verdade que muito se fala, dizendo muito pouco, talvez relacionado com essa "dislexia", ou na origem dela, estejam as causas que aponta, conluios, lobbies e grupinhos. Sabemos no entanto que a reclamação isolada, não atinge o objectivo, por mais justa que seja, assim como se conhece a absoluta necessidade de organizar e direccionar convenientemente as mesmas reclamações. Este país de poetas, de visionários de optimistas pioneiros, necessita de uma força aglutinadora que o governe e que valorize o mérito, não de forças que o dividam e que provoquem a desorientação e o descrédito.

    ResponderEliminar