quarta-feira, 20 de julho de 2022

Polémicas


[Secção pensamentos soltos sobre polémicas] A minha travessia de vida e a escuta de muitas travessias de vidas de tantas pessoas tem-me feito constatar algo que nada tendo de extraordinário tem-me ajudado a encontrar caminhos de sensatez: todos somos luz atravessada de sombra e todos somos sombra atravessada de luz. Ambas as realidades despertam uma complexidade de outras internas, onde no meio de muitos dons, alegrias, esperanças, há também imensas dores, angústias, tristezas. Em cada pessoa, há o legítimo desejo de respeito por ser quem é. Mesmo que esse ser quem é tenha características diferentes da normalidade (tanto a dizer sobre este termo). Tal nunca deveria ser motivo de ataque, ao ponto de provocar violência desmedida.


Chora-se (e bem, atenção!) a destruição que as guerras, em particular na Ucrânia, provocam. Mas, em nome de medos, muitos deles provavelmente inconscientes, alimentam-se fogueiras de tensões, provocando ódios, em acusações mútuas, que mais não fazem é dar espaço à anulação do outro. Seja a questão climática, a da sexualidade, a da economia, a da política, estão-se constantemente a criar polarizações que apenas contribuem para a desumanização. Há dias lia um post de Esther Perel em que colocava mesmo a questão da relação entre a segurança e a liberdade. Todos procuramos ambas. Diz ela que “presos nas nossas polaridades, estamos incapazes de reconciliar as nossas semelhanças (muito menos as diferenças)”. Em constantes monólogos de surdos, acaba-se por gritar, desfocando realidades, presos em crenças que tornam o ou os outros inimigos a abater.


E aqui não se trata de tolerar ou não. Antes disso, insisto muito, trata-se no caminho de escuta e trabalho pessoais, nas travessias de luz e sombra. “Quando era novo, era esperto e queria mudar o mundo. Hoje, sinto-me sábio, quero mudar-me a mim.”, afirmou Rumi. Estamos a precisar de silêncio para escutar o que nos ajude a reconciliar. Há quem ganhe com conflitos. Mas é mesmo uma pequena parcela de pessoas. A grande parte da humanidade, contribuindo para atenuar conflitos, ganhamos em respeito e vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário