domingo, 27 de junho de 2021

Sobre acolhimento



José Novais


[Secção pensamentos soltos sobre acolher] “Passageiros à porta”, dizia a ou o Chefe de Cabine para nos prepararmos para o acolhimento. Conforme a posição no avião, lá nos colocávamos a acolher os passageiros. “Boa tarde, bem-vindo a bordo”; “Welcome a board”. Isto, entre outras tantas coisas, ficou-me dos tempos aéreos. Nos casamentos gosto muito de acolher os noivos à porta da Igreja. Mas, antes, também os convidados. Ali estou a recebê-los, a grande parte das vezes sem saber nada das suas histórias de vida. Vejo olhares felizes, pessoas que não me respondem, outras que se assustam. Ali, a todas acolho. Aquelas portas de Igreja são simbolicamente de passagem a algo diferente. 


Acolher algo ou alguém significa dar-lhe lugar. Pode não ser o da concordância, mas, enquanto pessoa, para além de qualquer rótulo, são-lhe dados o espaço e o tempo para se renovar. Jesus acolhe o toque daquela mulher com fluxo de sangue e renova-lhe o lugar da existência, depois de ela ter-lhe contado toda a verdade. É exigente acolher a verdade. Antes de mais, a verdade de nós próprios, sem véus, do que é, do que sentimos na limpidez da objectividade. Pode ser muito doloroso e é preciso respeitar os tempos, sem heroísmos para desbravar a verdade. No entanto, fundamental, se queremos evoluir humana e espiritualmente. Aos poucos, a liberdade vai surgindo, tanto do nosso ser e sentir, como diante do outro. Dá-se passagem. 


Encontro muitas pessoas marcadas por faltas de acolhimento. Eu próprio, tristemente, já contribuí para essas faltas. Nas não-respostas, como que a ignorar, percebo que podem vir ao sentir as memórias disso mesmo. Estar à porta, a dar as boas-vindas à casa de Deus, à celebração, à vida, é, como padre, dizer-lhes que Ele acolhe. Isso é que interessa. Deus quer que vivamos o nosso lugar de forma plena. Depois, com a liberdade que nos é dada, cada pessoa fará o seu caminho de aprofundar o acolhimento, a si mesma e ao próximo, atravessando e chegando à vida nova.


Sem comentários:

Enviar um comentário