domingo, 10 de janeiro de 2021

Ser livre e amar



[Secção pensamentos soltos] Dos exercícios mais exigentes é o de ser livre e de amar. Sto Agostinho condensou em “ama e faz o que quiseres”. É preciso muita verdade, em autenticidade e honestidade, consigo próprio, na consciência das luzes e sombras pessoais, para esse caminho de liberdade e de amor. Sendo Deus amor e livre, “não faz acepção de pessoas” como recorda a Carta de Pedro, coloca-se na fila dos pecadores no momento do baptismo, entregando-se ao longo da Sua vida por todos, sem excepção. Dá o exemplo de humanidade e de divindade.


O caminho da liberdade e do amor é exigente por implicar muita escuta e observação de si mesmo e do que envolve, de modo a evitar atalhos. É preciso tempo. E silêncio. Logo após o baptismo, Jesus, mesmo depois de 30 anos, de vida oculta, passa 40 dias de deserto a enfrentar o que o pode dividir na existência: o mau uso do poder. Na nossa humanidade, ser livre e amar, é enfrentarmos esse mau uso de poder, poderes, grandes e pequenos, que nos são confiados. Os poderes intelectual, económico, moral, social, político, religioso, mal usados, como para interesse próprio, são desprovidos de liberdade e de amor. É no silêncio, na escuta e observação de si, que Jesus abre as perspectivas não de confronto, mas de encontro, colaboração, diálogo. A consciência da vulnerabilidade e da efemeridade da vida leva-o a concentrar todos os esforços na força do bem para todos, em particular os rejeitados da sociedade, desmontando as acções de violência e de morte. 


Ser livre e amar é saber-se atravessado de fragilidade e de força. Este paradoxo invoca a responsabilidade: as decisões de cada pessoa poderão ser de vida ou de morte. Quem é cada vez mais livre e amante não opta pela rejeição, pela segregação, mas pela integração, com as ferramentas da educação, do cuidado, do valorizar a pessoa, promovendo o crescimento do que pode ajudar uma comunidade a ser mais humana e divina. Quem é cada vez mais e livre e amante opta pelo respeito e pela ajuda ao próximo, em especial o que mais necessita. 


Sem comentários:

Enviar um comentário