sábado, 10 de outubro de 2020

Saúde Mental



[Secção pensamentos soltos em dia mundial da saúde mental] Desde Junho até agora escutei à volta de 250 pessoas, sobretudo em retiros, juntando as que me escrevem pelas redes, com as que vou acompanhando espiritual e humanamente. Todas me falaram da pandemia. A maioria, dos efeitos não muito simpáticos na sua vida, violência incluída. Muitas, do que despertou e outras tantas dos medos em relação ao futuro. 


O que atravessamos é brutalmente novo. Agita, mexe, convoca o desconhecido. É de saúde física que mais se fala. Mas, é cada vez mais preocupante os efeitos na saúde mental. Apesar de já se dar mais atenção, ainda não é tida em conta na devida medida. Os cansaços recorrentes, as faltas de paciência constantes, a permanente sensação de desorientação, o aumento das angústias e irritações, entre outros, são sinais claros de que é necessário pedir ajuda na escuta sem julgamentos. Infelizmente a saúde mental não tem peso de comparticipação, o que leva a que muitas pessoas não consigam a ajuda necessária. Afinal, não vai somente de comprimidos, mas de acompanhamento, que leva tempo, por parte de profissionais aptos a ajudar a pessoa a fazer caminho de amor-próprio. 


Cuidar de nós implica a saúde mental. A fronteira com a dimensão espiritual é ténue. Que haja cada vez mais reconhecimento social e político de que o cuidado psíquico e espiritual é fundamental para uma sociedade ser saudável e humana.


Sem comentários:

Enviar um comentário