terça-feira, 22 de setembro de 2020

Obrigado, professores



 Poema de Pedro Tamen

[Secção pensamentos soltos sobre ser professor] Em conversa com uma amiga que foi colocada numa escola com turmas semi-profissional e profissional. Formação: Filosofia, licenciada, com mestrado e doutoramento. “Paulo, como dá para pensar, preparar seja o que for e ainda viver? Tenho 8 disciplinas e 2 direcções de turma. Nem te comento a burocracia. Roça-se o impossível.”


Pois, roça-se o impossível numa realidade base para a construção de uma sociedade: a educação. Isto é um problema sério. Um professor desgastado não consegue formar intelectual e humanamente os alunos que tem por diante. O sistema educativo está completamente invertido. Com a pandemia ainda se intensificam as dificuldades e para breve aumentarão as consequências a nível social. 


A beleza da educação também implica tempo. Preparar uma aula exige do professor tempo de actualização, formação contínua, criatividade. Sem esquecer que também necessita do seu tempo lúdico. Isto parece óbvio. Mas, milhares de professores roçam o impossível. Não admira o despertar de populismos. E isso preocupa. Obrigado, de coração, a todos os professores!


Sem comentários:

Enviar um comentário