quarta-feira, 20 de maio de 2020

P. Adolfo Nicolás,sj





[Secção homenagem] O P. Adolfo Nicolás, anterior Geral da Companhia de Jesus, partiu hoje para o Pai. É dia de agradecer o tanto bem de Deus que deu a muitos de nós. Homem de profundidade e sorriso fácil. Tive oportunidade de estar com ele por três vezes, em Espanha e em Portugal. Numa das vezes, em Madrid, fui o diácono da celebração. Na sacristia perguntou-me a minha história. Quando lhe disse que tinha sido comissário de bordo e tinha mudado de Companhia, deu uma gargalhada. Aproveitando a deixa, continuei:
- Já agora, que não é todos os dias que estou com o Padre Geral, queria aproveitar para dizer que estou a pensar fundar a Jesuit Airlines e, obviamente, vou precisar da sua licença.
Solta outra gargalhada ainda maior e diz:
- Vou acrescentar esse ponto na próxima reunião com o conselho geral.

Além do bom humor, o mais importante a destacar é a sua profundidade e o seu sentido de universalidade, com o desejo de estabelecer pontes. Por isso, fazendo muito sentido para os dias que vivemos, partilho uma breve parte, menos de um minutos, de uma intervenção sua em que fala de diálogo, imaginação e educação.

Também aqui fica um breve resumo da sua passagem por Portugal, em 2014: https://pontosj.pt/especial/p-adolfo-nicolas-em-portugal/

P. Adolfo, muito obrigado. Que Deus o rodeie com toda a beleza da luz eterna e peço-lhe, desde aí interceda pela humanização e encontro dos Povos.



Sem comentários:

Enviar um comentário