domingo, 18 de fevereiro de 2018

Silêncio




Carlo Allegri/Reuters


[Secção ecos da homilia de hoje] 4 minutos e 56 segundos: a duração da música com que iniciei a homilia. Instrumental, para convidar ao silêncio. Ouvi um ou outro tossir. Uma ou outra agitação de banco. Não se espera silêncio na homilia. Na preparação da mesma, achei que para falar de deserto tinha de convidar ao silêncio. O silêncio que nos pode levar à oração, ao encontro com o mesmo Jesus que foi abanado no deserto em todos os ruídos interiores. E quantos não levamos nós dentro? De histórias, de acontecimentos, de palavras, de olhares, de silêncios eles mesmos ruidosos. Podemos fugir deles com mais ruídos, seja com as muitas televisões em cada canto, seja nos écrans que nos gritam informação e mais informação para digerir. Silêncio. A música durou apenas 4 minutos e 56 segundos. Será que não temos 5 minutos para nós e assim ir enfrentando os ruídos para os dissipar? Dar-me tempo. Dar-me tempo com Deus. Em deserto que alimenta a Vida.

6 comentários:

  1. Anónimo15:15

    Mas tantas vezes no meio do ruído o que sentimos é silêncio que nos mata de solidão de incompreensão de falta de afecto de falta de um:bom dia está tudo bem? As vezes basta um sorriso para as pessoas não sentirem o peso do silêncio. Boa tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela achega. Talvez seja mais o "peso da solidão" que "peso do silêncio". E aí é procurar ajuda nesse sair da solidão.

      Eliminar
  2. Anónimo16:35

    Estar em silêncio é das ações mais importantes e difíceis de fazer. É mais fácil rodear-nos de ruído, o nosso e o dos outros. E Ele tem tanto para nós dizer! MG

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:46

    Padre Paulo..mas silêncio e solidão são tão próximos.. e nesta vida que se vive tão (à pressa) em que não à tempo para parar e ouvir, no silêncio, a dor da solidão em que tantos vivem. Boa noite para si.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, são próximos. Mas, não o mesmo. Por isso, o importante convite à paragem antes de mais de silêncio comigo mesmo. Caso não consiga, a disponibilidade para a escuta do outro, ainda mais em solidão, não é muita...

      Eliminar