segunda-feira, 18 de julho de 2016

Questões




José Hernán Cibils

Este fim-de-semana foi muito cheio: dois casamentos abençoados, a Missa Nova de um companheiro, uma festa de finalistas, um baptismo, um jantar de reencontro, onde em tudo houve muito boas conversas. Sinto-me, em muitos momentos, cada vez mais em escuta. Surgem os comentários sobre Igreja, fé, Deus, mundo, mais ou menos típicos, alguns bastante pertinentes, em especial quando há partilha a partir de exemplos pessoais. Aumenta em mim a percepção desta transformação do mundo mais acentuada, provocando ou adensando questões. Partilho algumas. Como me vejo no mundo de hoje, na sociedade concreta? Como me formo e informo para além das redes sociais e de opiniões soltas, nos mais variados temas, em particular nos que não domino? Como relaciono a emoção e a razão nas minhas reflexões? Estou disposto a conhecer-me em profundidade sobre os dons, talentos, qualidades e capacidades, pondo-os a render, tomando consciência da minha importância no mundo? Percebo quais são os momentos em que tenho de diluir a minha opinião ou acção e dá-la ou pôr em prática quando faz realmente sentido? Como vivo o agradecimento na minha vida? As conversas ajudam-me muito nas reflexões seguintes. Continuo em escuta.


Sem comentários:

Enviar um comentário