segunda-feira, 23 de maio de 2016

Incómodo




Donato DiCamillo


Faz-me confusão quando leio posições em que rapidamente se trata as outras pessoas de “tótós”. E, infelizmente, há muitas formas de o fazer. Não é por acreditar em Deus que sou “tótó”, muito menos por manifestar o meu desagrado em relação a políticas educativas. Já escrevi várias vezes o incómodo que sinto com a agressividade que facilmente cresce atrás de um ecrã. Talvez por ter grande capacidade imaginativa, começo a ver diálogos, posts, comentários como se fosse ao vivo e a cores e é algo um tanto ou quanto desagradável. Assusta-me a forma como se destrata com tanta leviandade, seja quem for. Posso não estar de acordo com posições, isso não deve levar ao desejo da morte da outra pessoa. Em tempos de evolução tecnológica, parece que decresce a capacidade empática. É difícil e exigente pôr-me no lugar do outro, mas ao fazê-lo, não significa que tenha de ser a outra pessoa ou adquirir a sua posição, simplesmente faço caminho de compreensão que me permite aliar a emoção à razão. Isso também é adquirir liberdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário