domingo, 8 de maio de 2016

Corpo | "Atomos"




Travis Clausen Knight, da coreografia "Atomos"


O dia de ontem falou-me muito de Corpo. De manhã, o Corpo frágil e vulnerável. Estive no workshop organizado pela Soc. Port. de Neonatologia sobre acompanhamento em cuidados paliativos pediátricos. De momento, apenas digo que foi intenso. Falarei mais tarde, quando tiver o vídeo. À tarde, o Corpo Divino. Foram as Primeiras Comunhões de 24 pequenotes e o baptismo da Maria Luísa. Foi muito bonito e animado. Também escreverei com mais detalhe, acompanhado de vídeo ou foto. À noite, Corpo forte, ágil, em relação, através de “Atomos”, coreografia de Wayne McGregor. Detenho-me aqui. Sentia-me muito agitado quando cheguei. Afinal, é tanta coisa a acontecer, entre alegrias e tristezas, injustiças e atropelos à liberdade, que ando com o pensamento a mil. Sinto-o logo em momentos de paragem. Ainda mais quando diante de mim há movimento denso, em contrastes coreográficos que falam de humanidade. A folha de sala falava de corpo. De corpo que se quer em relação. A dado momento emocionei-me, quando em gesto firme, como em todos ao longo da coreografia, os bailarinos elevaram os braços com as mãos em jeito de oração ou então “nada tenho a temer, sinto-me livre”. Qual a relação entre o indivíduo e a comunidade? Qual a minha relação entre o meu ser corpo e o ser Corpo de mundo? E a minha relação diante do corpo vulnerável, que apenas quer se amado? No regresso a casa, hoje, na minha oração, pensava o quanto o mundo está em transformação…. e pede Corpo com mais humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário