quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Passagens




Jonathan Yeap

“Deus está vazio 
de todas
as suas obras”

A humanidade tem necessidade de rituais de passagem, desse simbólico que torna o mesmo de sempre, como a passagem dos segundos nesta noite, em algo que aponta novidade. Com mais ou menos superstição, festa ou humor, a noite de hoje mais uma vez será vivida por muitos no anseio de bons desejos. É natural e expectável. Quer-se o bem. E que bem assim é. Como tenho este lado que estremece com o demasiado convencional, com as tradições fechadas sobre si, tenho pensado como é que se pode viver de forma diferente esse mesmo de sempre. Pode haver agradecimento do que passou no ano anterior, as pessoas que conhecemos e que foram mais ou menos importantes no caminho. Mas, parece-me, também se pode agradecer esse esvaziar, no fundo, o libertar do que nos oprime e impede ser, tanto ricos de autenticidade, como cada vez mais pobres de (auto-)enganos. Abre-se um novo ano, as estrelas cadentes relembram o imenso do universo. A oração ou a meditação relembram o infinito de nós chamados à mudança, à transformação, à conversão. E o mundo também mudará. Afinal…

“Nas mãos do oleiro
o universo descobre-se
inacabado” 


[Poemas de José Tolentino Mendonça]

1 comentário:

  1. Anónimo15:36

    Talvez possa permitir-me uma sugestão, menos convencional e que permite viver "de forma diferente esse mesmo de sempre".
    A logística é muito simples, rica (muito rica), nada dispendiosa e extraordinariamente Bela!
    Preparação do Reveillon: dispor Luzes, muita Luz, por todos os recantos do Coração. Reservar um lugar especial para todos os que Amamos. Outro lugar, não menos Iluminado e colorido, para aqueles a quem tivemos de perdoar o sofrimento que nos causaram e, nos ajudaram, por isso, a reconhecer e transformar as nossas e as suas (deles) fragilidades.
    Fazer com todos uma Grande Festa, com muuuiiita Luz, Alegria e Misericórdia. Mas em Silêncio. Muito Muito Silêncio. Iluminado. Por dentro.
    ...Será este um Reveillon convencional?! O mesmo de sempre?!
    Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar