domingo, 31 de maio de 2015

Coisas da vida de um padre




Aconteceu: o despertador não tocou. Ouço movimentos pela casa e ainda tive a lata (ai o sono!) de pensar “que barulheira… esta gente não pensa nas horas?” Pois, as horas já eram adequadas para o normal barulho da hora que gosto de chegar à Igreja para calmamente preparar a Missa. Salto da cama. Despachar o mais rápido possível e chegar provocando algum atraso na Missa. Senti-me mesmo aflito. Não acho piada nenhuma ter pessoas à minha espera e neste caso, pior: MISSA! ;) Lá cheguei e celebrámos. Fecha-se o mês dedicado a Nossa Senhora e por estes lados franceses hoje é o dia da mãe. No final, chamei todas as mães à frente e, em nome de toda a comunidade ofereci uma rosa a cada uma. Já se imagina a emoção! Depois estive a confessar as crianças que se preparam para a primeira comunhão… em cada uma tive de me controlar para não rir. “Preferes falar em português ou em francês?” “Português!”, respondiam muito determinadas. “Então, vamos começar: o que é que gostarias de agradecer a Jesus?” “Moi, hmm, j’aimerais dire merci à Jesus pour…” [os meus neurónios baralhavam um bocadinho]. No final, claro, continuando em francês: “Alors, peux-tu dire l’acte de contrition?” “Oui.” Ajeitavam-se com muita solenidade e: “Meu Deus, porque sois tão bom…” Era todo um salto entre o português e o francês. Uma animação, portanto! Depois, a bela festarola com os catequistas e o coro. É bonito e muito bom ver como as pessoas nas comunidades dão o seu melhor, partilhando talentos. :) Também ao longo do dia, tal como rezei na Missa, pedindo a oração de todos, fui pensando nos tripulantes de cabine, neste seu dia mundial. Em honra, tendo em conta o meu atraso, no início da Missa, na altura de pedir perdão, fiz o discurso aéreo de “pedidos de desculpa pelo atraso”, que despertou algumas gargalhadas. ;) Agora, continuar nos estudos que, apesar de já ter entregue a teses, ainda faltam umas coisitas para terminar tudinho!! :) É isso: Haja animação! 

Sem comentários:

Enviar um comentário