sábado, 21 de fevereiro de 2015

O "estar na Missa"



Willem Kuijpers


[Secção desabafos] Um dia, quem sabe, farei um estudo sobre o “estar na Missa”. É tão estranho quando, também a partir da linguagem corporal, sente-se o mecanicismo em que se está lá porque “faz parte”, “sempre foi assim”, “lá me levanto e lá me sento”, “lá repito as fórmulas”. Nós, padres, somos chamados a ser autênticos animadores e não meros executores do ritual, que em vez de ser algo de vida vai-se esvaziando em ritualismo, resumindo-se num “fazer coisas”. Sei que os factores são muitos, mas não me estranha que também por isto as pessoas comecem a deixar de celebrar. A beleza do ritual perde-se e torna-se algo artificial, mecânico. Não é fazer da celebração da Missa um espectáculo ou uma festarola para ser “fixe, moderno e atrair”: cai-se também no ridículo. Trata-se de ajudar a que se esteja lá plenamente a celebrar a vida de Cristo em comunidade. Às vezes basta começar por relaxar os ombros e respirar calmamente… e depois, claro, trazer a vida, tal qual ela é para a celebração. Afinal, o que oferecemos como “fruto da terra, da vinha, e do trabalho humano” é, segundo a nossa fé, transformado em Cristo, que, não é um executor, mas o pleno animador.

4 comentários:

  1. Anónimo11:11

    Uau! Excelente reflexão, padre!

    ResponderEliminar
  2. vamos aqui e ali ouvindo a frase,assistir à missa, o que é bem diferente de participar .
    Participar requer fé, concentração,autenticidade...o que convenhamos se torna difícil.
    Levamos connosco, não sei se bem ou mal, a nossa vida e tudo o que nela existe, o que muitas vezes nos afasta do essencial.
    E, assim sendo, a celebração da Eucaristia, que deve ser o centro de toda a vida cristã,não nos deixa espaço para "fazer o que ELE mesmo fez".

    Bom Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa,
      É isso, participar. E claro, participar com a nossa vida, tal qual. É nessa relação de autenticidade que podemos viver bem a relação com Deus. :)

      Boa semana.

      Eliminar