sábado, 29 de novembro de 2014

Confiança para ajudar a confiar


Ivan Lesica

Quando faço acompanhamento tenho como atitude base que a pessoa diz-me a verdade, sobretudo quando sei que vem de alguma situação de grande sofrimento ou trauma. Até poderá estar a mentir, como já aconteceu e eu estar a aperceber-me disso mesmo. Mas dou-lhe a minha confiança. Em situações de trauma, p. ex., pode ser uma defesa dessa pessoa e se se mostra "pé atrás" está-se a aumentar a desconfiança que já tem em tudo à sua volta. Os primeiros passos não são de "pô-la no lugar", mas de ajudá-la a encontrar-se, sentindo que tem diante de si alguém que acredita sobretudo nela, enquanto pessoa, para além do que diz. Depois faremos os possíveis para que siga no caminho de verdade consigo própria, nessa autenticidade que não julga, mas liberta. 

Sem comentários:

Enviar um comentário