quinta-feira, 7 de agosto de 2014

200 anos da restauração da Companhia de Jesus



Este ano, nós, jesuítas, temos celebrado os 200 anos da restauração da Companhia. Foi no dia 7 de Agosto de 1814 que o Papa Pio VII decretou que fosse restaurada. Já agora, pensar que nós, portugueses, fomos expulsos do nosso país por 3 vezes. Num ou noutro dia na minha oração tenho pensado: “e se fosse agora?”. Não, não me apetecia nada ser escorraçado para um outro Forte São Julião da Barra, nem ser medido da cabeça aos pés como se fosse um assassino ou malfeitor, nem estar numa casa rodeado de força policial, nem ser posto num barco amontoado de outros companheiros e morrer de forma indigna na viagem até aos Estados Pontifícios. Sim, foram outros tempos, mas reler a História e pensar “e se fosse eu?” faz-me mudar um pouco o modo de ver e viver. Não se trata de ser herói ou mártir, mas de perceber onde está o essencial, tanto na relação com Deus, como na relação com os outros, seja esta ou aquela pessoa concreta, seja na sociedade em que estou inserido nas suas componentes sociais e políticas. De momento penso num “pequeno” segredo: confiança em Deus, trabalhando a liberdade interior para saber, ora perder, ora ganhar. Há dias que é fácil. Dou graças a Deus. Outros que não tanto. Mesmo a custar, dou graças a Deus também. [Para saber mais sobre este tema: http://jesuitasportugueses.wix.com/jubileu-2014]

Sem comentários:

Enviar um comentário