segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Viagens... [ou final do retiro]


Sukri Celil Advan

(Versión en español en los comentarios)

Para boa da verdade, o retiro acabou hoje, na viagem de comboio de regresso a Paris. [As viagens têm em mim este efeito… a transição, a passagem, a mudança. Nada mais o que uma viagem é.] Os Exercícios Espirituais “acabam” com a chamada “Contemplação para alcançar Amor”, onde Sto. Inácio nos propõe, depois de todo o caminho feito, ver como Deus está e trabalha em todas as coisas. E não é frase bonita para terminar algo. Dar o passo de acreditar que isto acontece, tem que se lhe diga. Hoje, na viagem, dei mais um nessa direcção, enquanto recordava boas conversas, lia as mensagens e mails (que responderei com calma, mesmo que demore), e deixava que o caminho me mostrasse que “todas as coisas” são todas as coisas. Emocionei-me. No regresso à rotina há novidade… as palavras que se tornam vida ajudam a converter e percebi mais um pouco “Que agradeço e me abandono/Tenho o amor que me ensina a viver (…) [afinal] Só o amor ficará” - Teresa Salgueiro.

3 comentários:

  1. Viajes... [o final del retiro]

    Para buena de la verdad, el retiro terminó hoy, en el viaje de tren de regreso a Paris. [Los viajes tiene en mi este efecto… la transición, el pasaje, la mudanza. Nada más lo que un viaje es.] Los Ejercicios Espirituales “acaban” con la llamada “Contemplación para alcanzar Amor”, donde San Ignacio nos propone, después de todo el camino hecho, ver como Dios está y trabaja en todas las cosas. Y no es frase bonita para terminar algo. Dar el paso de creer que esto pasa, tiene que se le diga. Hoy, en el viaje, he dado un más en esa dirección, mientras recordaba buenas conversaciones, leía mensajes y correos (que contestaré con calma, mismo que tarde), y dejaba que el camino me enseñase que “todas las cosas” son todas las cosas. Me emocioné. En el regreso a la rutina hay novedad… las palabras que se tornan vida ayudan a convertir y percibí un poco más “Que agradezco y me abandono/Tengo el amor que me enseña a vivir (…) [al final] Sólo el amor quedará” - Teresa Salgueiro

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:34

    Paulo, obrigada por ter orado por nos, leitores e amigos! Acredito que a oraçao tem sempre os seus efeitos. Bom Ano! Continuo deste lado a ler o seu blog com muito gosto. Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia, foi mesmo bom "ter-vos" levado. Em cada dia olhava para a folha onde escrevi as várias intenções... e o retiro fazia ainda mais sentido. No fundo, é isto, entregar a vida... também na oração pelos outros.

      Um Bom Ano para si também! Obrigado por estar desse lado. :)

      Eliminar