quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Perigo de um só livro - Parte II



James L. Stanfield

(Versión en español en los comentarios)


[Em seguimento do post anterior] Quando aprofundei os estudos bíblicos, uma das coisas que me impressionou foi a diversidade presente nas Escrituras. Perceber que, por exemplo: o Livro de Rute tem uma visão sobre a relação com Deus bastante diferente do Livro das Crónicas; nos Evangelhos também se podem encontrar contradições; S. Paulo e S. Pedro viveram alguma discordância. “Ah, então cá está que a Religião não faz sentido nenhum, pois não seguem todos o mesmo caminho”. Fica-se na superficialidade se se pensar assim. A Escritura convida-nos a conhecer a pluralidade: por um lado, para não se cair na ideologia, por outro, para se encontrar Deus a partir da liberdade… já que “na casa do Pai há muitas moradas”.

6 comentários:

  1. Peligro de un sólo libro - Parte II

    [En seguimiento del post anterior] Cuando profundicé los estudos bíblicos, una de las cosas que me impresionó fue la diversidad presente en las Escrituras. Percibir que, por ejemplo: el Livro de Rut tiene una visión sobre la relación con Dios bastante distinta del los Libros de las Crónicas; en los Evangelios también se pueden encontrar contradicciones; S. Pablo y S. Pedro han vivido alguna discordancia. “Ah, entonces ahí está que la la Religión no hace sentido ninguno, pues no siguen todos lo mismo camino”. Quédase en la superficialidad si se piensa así. La Escritura nos invita a conocer la pluralidad: por un lado, para no caer en la ideología, por otro, para encontrarse Dios a partir de la libertad… ya que “en la casa del Padre hay muchas moradas”.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:35

    “Ah, então cá está que a Religião não faz sentido nenhum, pois não seguem todos o mesmo caminho”.
    E isto é que é o impressionante, não seguimos todos o mesmo caminho, mas vamos para o mesmo destino: o Amor. E tal como cada um é diferente também esse caminho o é, pois o Amor é, tal como um rio que não se detém, segue o seu rumo, é criativo, por vezes saltando sobre pedras, outras vezes contornando-as, mas sempre em direcção ao imenso e infinito oceano! Obrigada por mais este “bombom”!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) De nada... :)

      Sim, o interesse é chegarmos ao Encontro... e sim, o Amor. Tenho para mim que nesse momento do Encontro, Deus fará uma pergunta: "Amaste?" ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Anónimo20:42

    Teve dias...
    E ai está a pedra de tropeço... Deixar que esse Amor mude os meus passos, ilumine a minha vida, deixar-me tocar por ele... Amando a todos, amando sem reservas... Lá está tem dias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, aproveite ao máximo esses dias! Dentro da espiritualidade inaciana, falamos de "memória agradecida". Ou seja, quando passamos por grandes momentos de consolação, é de aproveitar ao máximo... para que, nos momentos de desolação, possamos recordar que somos chamados à vida, à pacificação e ao Amor. :)

      Eliminar
  4. Anónimo00:45

    Ui esta conversa tem pano para mangas!!!
    Mas sim, possamos recordar sempre que somos chamados à vida, à pacificação e ao Amor, hoje paro aqui e nestas palavras meditarei...
    Parece que este bombom tinha recheio, e dos bons!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar