quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Da antropologia à teologia [ou do telhado posto em cima de pilares]



Liesl Marelli

(Versión en español en los comentarios)

Sou mais desta linha: da antropologia chegamos à teologia. [Sei que me arrisco à heresia, mas como é difícil inventar novas, não me preocupo tanto.] Ou seja, tenho esta intuição de  que muitas vezes para chegar a Deus é preciso conhecer-me enquanto humano. Às vezes fala-se de orações, espiritualidade, relação com Deus de tal forma que “põe-se o telhado onde ainda não há pilares”. O telhado protege, mas se não tem base… esmaga. Deus não sufoca e por não sufocar nem querer fazê-lo, muito pelo contrário dá Vida, fez questão de encarnar, conhecendo por dentro a humanidade. O Advento é mesmo o tempo para saborear esse desejo de Deus: viver em pleno a humanidade e dessa forma divinizar-nos… mesmo nas coisas mais banais da vida.

1 comentário:

  1. De la antropología a la teología [o del tejado puesto en cima de pilares]

    Soy más de esta línea: de la antropología llegamos a la teología. [Sé que me arriesgo a la heresia, pero como es difícil inventar nuevas, no me preocupo tanto.] Es decir, tengo esta intuición de que muchas veces para llegar a Dios es necesario conocerme como humano. Por veces se habla de oraciones, espiritualidad, relación con Dios de tal modo que “se pone el tejado donde todavía no hay pilares”. El tejado protege, pero si no tiene base… aplasta. Dios no sufoca y por no sufocar ni querer hacerlo, al revés dona la Vida, hizo cuestión de encarnar, conociendo por dentro la humanidad. El Adviento es justo el tiempo para saborear ese deseo de Dios: vivir en pleno la humanidad y desde ahí divinizar-nos… incluso en las cosas más banales de la vida.

    ResponderEliminar