segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Desobedecer e misericórdia



Yasuyoshi Chiba / AFP

(Versión en español en los comentarios)

[A minha homilia de hoje] Das características que mais gosto de Deus é o facto de desestabilizar os esquemas humanos que impedem a verdadeira relação com Ele. É fácil ter tudo arrumado, numa tradição ou tradicionalismo. Não incomoda e fica-se com a certeza de se ter feito bem: cumpre-se e pronto… ou ponto, ficando-se por aí. Mas, Deus não se fica nessas arrumações. É certo que na Criação ordena… do caos ao cosmos. No entanto, é uma ordenação de desmistificar, que anula o endeusamento dos astros, das estrelas, dos tempos. O modo de ver deus ou deuses cai por terra. Sim, os ídolos caem por terra e começa-se a descobrir parte do verdadeiro rosto de Deus: a misericórdia, para além de cada falha ou aprumo. Quem diria que a partir da desobediência se encontra misericórdia, como nos recorda S. Paulo? Não, não é uma apologia à desobediência tonta e infantil. É o permitir que Deus revolva esquemas muito bem traçados e os encha de sentido: misericórdia. Não nos podemos cansar de repetir e, mais que repetir, viver: misericórdia. 


Na minha experiência como jesuíta, do que mais me tem ajudado, apesar de em muitas ocasiões não achar piada nenhuma, tem sido este “deixar-me desarrumar por Deus”. Confirma-me, por um lado, a pequenez que Santo Inácio tanto repetia: “ser pecador amado”. Por outro, a grandeza: “de ti podem sair coisas grandes, se deixares que Deus te guie”. Nesta palavra, sentimento ou atitude de misericórdia que tenho experimentado, apercebo-me que é por aqui que somos chamados viver a vocação. E o cumprir desaparece para dar espaço à relação que muda e converte corações.

3 comentários:

  1. Desobediencia y misericordia

    [Mi homilia de hoy] De las características que más me gusta de Dios es el hecho de desestabilizar los esquemas humanos que impiden la verdadera relación con Él. Es fácil tener todo arreglado, en una tradición ou tradicionalismo. No incomoda y quédase con la certeza de se haber hecho bien: se cumple y punto… quedándose por ahí. Pero, Dios no se queda en esos arreglos. Es cierto que en la Creación ordena… del caos al cosmos. Sin embargo, es una ordenación de desmistificar, que anula el endiosamiento de los astros, de las estrellas, de los tiempos. El modo de ver dios o dioses cae por tierra. Sí, los ídolos caem por tierra y se empieza a descubrir parte del verdadero rostro de Dios: la misericordia, más allá de cualquier fallo o aprumo. ¿Quién diría que a partir de la desobediencia se encuentra la misericordia, como nos recuerda S. Pablo? No, no es una apología a la desobediencia tonta e infantil. Es el permitir que Dios revuelva esquemas muy bien trazados y los llene de sentido: la misericórdia. No nos podemos cansar de repetir e, mais que repetir, vivir: misericórdia.

    En mi experiencia como jesuita, de lo que más me tiene ayudado, a pesar de en muchas ocasiones no me gustar nada, tiene sido este “dejar desarreglarme” por Dios. Confirmase, por un lado, la pequeñez que San Ignacio tanto repetía: “ser pecador amado”. Por outro, la grandeza: “de ti pueden salir grandes cosas, si dejares que Dios te guíe”. En esta palabra, sentimiento ou actitud de misericórdia que tengo experimentado me apercibo que es por aquí que somos llamados a vivir la vocación. Y el cumplir desaparece, para dar espacio a la relación que cambia y convierte corazones.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:14

    Esta visão é a visão de um coração que se compadece e que deixa que a misericórdia entre e aja e se viva em gestos e atitudes concretas...
    É a visão, que a meu ver, também favorece a conversão na caridade e na humildade.
    Mas arrepia-me que na própria vida espiritual, hoje, o cumprir, por vezes, supera a misericórdia, a caridade e a própria oferta a Deus...
    Muito obrigada por este toque de misericórdia...
    ls

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Is, obrigado!
      Precisamos de regras e de cumprir, mas só Deus é absoluto. Também por isso S. Paulo se refere à desobediência em nome de algo maior... o encontro com o Senhor. E aí, há o toque de misericórdia. :)

      Um Abraço!

      Eliminar