quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Sem pressa de chegar ao pecado



amy friend

(Versión en español en los comentarios)


Tenho dificuldade em ver logo pecado no mal que alguém tenha feito. Não que o pecado não exista e não seja cometido. Nem sequer é entrar numa de “desculpa fácil”. Até chegar ao pecado há toda uma história marcada pela liberdade, infinitamente respeitada por Deus, e por subtilezas que cegaram, impedindo de ver o melhor caminho, tomando outro. Recordando os olhares de Jesus fico a pensar, ao jeito do relato da criação no Génesis, que a primeira vista divina é de bondade. A ajuda no arrependimento ou libertação começa pelo passo prévio: que a graça divina é mais forte que o pecado. Ou por outras palavras: “antes de qualquer acto teu, amo-te (ponto)”.


8 comentários:

  1. Sin prisas de llegar al pecado

    Tengo dificultad en ver pecado en el mal que alguien tenga hecho. No que el pecado no exista y que no sea cometido. Ni siquiera es entrar en una de “disculpa fácil”. Hasta llegar al pecado hay toda una historia marcada por la libertad, infinitamente respetada por Dios, y por sutilezas que cegaron, impidiendo de ver el mejor camino, tomando otro. Recordando las miradas de Jesus quedo a pensar, al modo del relato de la creación en el Génesis, que la primera mirada divina es de bondad. La ayuda en el arrepentimiento o liberación empieza por el paso previo: que la gracia divina es más fuerte que el pecado. O por otras palabras: “antes de cualquier acto tuyo, te amo (punto)”.

    ResponderEliminar
  2. Posso perguntar qual a definição de "pecado"?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pecado é uma realidade teológica, ou seja, aplica-se no âmbito da fé. De forma muito resumida, tem que ver com o mal e é tudo o que quebra a relação com Deus, provocando danos à criação. ;)

      Abraço! :)

      Eliminar
  3. Mas "proclamar o nome de Deus" em vão, por exemplo, como quebra a relação com Deus e provoca danos à criação? (é so para perceber...)

    Abraço:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No pensamento hebraico o nome tinha uma importância tremenda, ao ponto de nome = essência da pessoa. E, claro está, o nome de Deus era de tal maneira respeitado que nem se o dizia completo, daí o tal tetragrama YHWH (em leitura muito livre: Yahveh). Ou seja, não tinha vogais de modo a não ser representativo pleno de Deus. Assim, o respeito era tal que era considerado como falta de respeito (um dos sentidos de "quebra de relação") e, por isso, pecado. :)

      Abraço!! :)

      Eliminar
  4. Compreendido! Obrigado:)
    (Ma hoje em dia ainda é pecado?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A configuração do "não pronunciar o nome de Deus" mudou ao longo dos tempos. Assim, usar o nome de Deus em vão, ou seja, enquanto ofensa ao mesmo... sim, hoje em dia ainda é pecado. ;)

      Eliminar
  5. Não tem grande lógica face a outras coisas que não estão na lista de "pecados" mas respeito!:)

    ResponderEliminar