domingo, 19 de janeiro de 2014

"Lugares comuns"



Robert & Shana ParkeHarrison

(Versión en español en los comentarios)

O sítio mais seguro poderá ser o “lugar comum”. Responde-se fácil e imediatamente, ficando-se no intelectualismo da situação. Um dos perigos da ideologia (política, religiosa, social, etc.) é a perda da noção da realidade, pondo tudo no mesmo saco. O caminho mais difícil é o da observação. Se se observa bem, pode haver dados que alteram a teoria, tendo de a refazer parcial ou totalmente. E isso dá trabalho, sobretudo interior. Por isso, o sítio mais seguro é o do “lugar comum”, exigindo-se dos outros a perfeição que não se tem. Como resultado: isolamento cerebral.


3 comentários:

  1. "Lugares comunes"

    El sitio más seguro podrá ser el “lugar común”. Se contesta fácil e inmediatamente, quedándose en el intelectualismo de la situación. Uno de los peligros de la ideología (política, religiosa, social, etc.) es la pérdida de noción de la realidad, poniendo todo en el mismo bolso. El camino más difícil es lo de la observación. Si se observa bien, puede haber datos que alteran la teoría, teniendo de rehacerla parcial o totalmente. Y eso da trabajo, sobre todo interior. Por eso, el sitio más seguro es el del “lugar común”, exigiéndose de los demás la perfección que no se tiene. Como resultado: aislamiento cerebral.

    ResponderEliminar
  2. "Exigir aos outros a perfeição que não se tem"...
    TAU! Tiro certeiro contras as nossas 'bocas' e 'lamentações' em geral!
    ABRAÇO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      Tenho lido e visto tanta estupidez em pouco tempo que é mesmo assustador. Faltam mais que "lugares comuns", espaços de encontro e de escuta.
      ABRAÇO!!!

      Eliminar