sábado, 27 de abril de 2013

(...) [VI]



Pedro Corrêa da Silva

(Versión en español en los comentarios)

“Uma fé madura ajuda a consciência a amadurecer; a fé imatura não confia na consciência, e tenta substitui-la pela obediência mecânica a prescrições e proibições impostas pelo exterior.” Tomás Halíck - Quando existem inseguranças, o mais fácil e natural é buscar o que protege: lei da sobrevivência. No entanto, o crescimento dá-se quando se sabe pensar, estar e viver, sem que seja necessário, por exemplo, uma defesa da fé. A fé não se defende, testemunha-se. E da sobrevivência passa-se à Vida.


3 comentários:

  1. (...) [VI]

    “Una fe madura ayuda la conciencia a madurar; la fe inmatura no confía en la conciencia, e intenta sustituirla por la obediencia mecánica a prescripciones y prohibiciones impuestas por el exterior.” Tomás Halíck - Cuando existen inseguridades, lo más fácil y natural es buscar lo que protege: ley de la supervivencia. Sin embargo, el crecimiento se da cuando se sabe pensar, estar y vivir, sin que sea necesario, por ejemplo, una defensa de la fe. La fe no se defiende, se testimonia. Y de la supervivencia se pasa a la Vida.

    ResponderEliminar
  2. 'A fé não se defende, testemunha-se..'

    Porventura é essa mesmo a maior, porque mais significativa, aprendizagem que poderemos fazer à nossa Vida. De todos os dias. No mais e no menos. Um testemunho de fé, de cumplicidade com outros. De partilha. O nosso melhor porvir é de verdade espelhado nesse nosso ambicionar desejo de querermos o 'mais', grande aprendizagem, é esta. Mas vale todo o nosso empenho. Mesmo que por vezes possamos vacilar. Acredito que sim. Um beijinho de bom fim de semana. E não menos importante: Obrigado, Paulo, pela reflexão!(:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é um grande caminho a ser feito. Implica muita escuta, leitura, observação e oração. Obrigado Dulce. Um beijinho e bom "finde" (como dizem por estes lados). :)

      Eliminar