quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Demagogia ou "a arte de conduzir o povo"

"O Presidente norte-americano decidiu “apertar o cinto” a Washington. Numa das suas primeiras medidas enquanto chefe de Estado, Obama anunciou o congelamento dos salários de alguns membros seniores da Casa Branca e decidiu apertar as regras em relação ao trabalho de antigos “lobbyistas” que trabalham para o governo.“Durante este período de emergência económica, as famílias estão a apertar os cintos e Washington devia fazer a mesma coisa”, disse Obama ao dar as boas-vindas aos seus colaboradores da Casa Branca, um dia depois de ter tomado posse."

4 comentários:

  1. Demagogia!? Mas então não é verdadeiro o velho adágio que o exemplo deve ser dado em casa?
    É também demagogia circunscrever a actuação dos lobbyistas? Oh my God!
    Tenho cá um palpite que aqui no Insecto o Presidente Obama não acertará uma...

    ResponderEliminar
  2. É demagogia, sim, caro Luis Barata, é de resto o primeiro gesto de todos os Governos cá do burgo de que me lembro: limitar, por despacho escrito, o número de assessores nos Gabinetes, limitar, por despacho escrito, as respectivas alcavalas,definir em baixa as cilindradas doas automóveis, reescrever o estatuto dos gestores públicos...Tudo muito publicitado, tudo muito jurado juradinho. embra-se de alguma vez se ter feito o escruinio disso? Eu não.

    ResponderEliminar
  3. Desculpe as gralhas, esqueci-me dos óculos... :)

    ResponderEliminar
  4. Concordo consigo que muitas vezes essas medidas que enunciou são "para inglês ver", e todos sabemos que pouco a pouco, à socapa,lá vão sendo contornadas. Mas, perdoem-me o meu optimismo crónico ou ingenuidade,porque não dar o benefício da dúvida a Obama?

    ResponderEliminar