terça-feira, 11 de novembro de 2008

São Martinho


Existem dois Santos Martinho na Igreja católica.
Um é São Martinho de Dume ou de Braga, que foi um Santo proveniente da actual Hungria no século VI que estudou bastante. Veio para Portugal, para Dume, uma terra em Braga, ocupada na época pelos suevos. Foi considerado o maior apóstolo dos Suevos. É graças a ele que denominamos em Portugal os dias da semana da maneira única que o fazemos. Considerando que era indigno de um bom cristão usar a nomenclatura dos dias com alusões aos deuses pagãos (Mercúrio, Marte, jupiter vénus, etc - visível de melhor maneira na nomenclatura francesa ) difundiu o que se veio a tornar a nossa actual nomenclatura para os dias da semana.

O outro santo, cuja festividade é a 11 de Novembro é São Martinho de Tours.
Nasceu também na actual Hungria, mas 2 séculos antes do seu conterrâneo referido em cima. Era filho de um tribuno romano e foi forçado a alistar-se no exército contra a sua vontade. O facto que o torna mais conhecido é uma lenda que afirma que uma vez São Martinho se deparou com um mendigo quase nú num inverno particularmente rigoroso, ao que não tendo mais para dar, Martinho cortou sua capa ao meio com a espada e a ofereceu ao pobre. O mau tempo cessou e o sol começou a brilhar. Nessa noite, diz-se que Martinho sonhou que tinha visto Jesus com a metade da sua capa, pelo que interpretou o sonho como tendo sido um sinal de Deus.
A partir daqui esforça-se por conseguir sair do exército o que apenas aconteceria normalmente aos 40 anos, mas consegue uma licença e vai ter com o bispo de Poitiers (Santo Hilário), que o baptiza. A partir daqui deixa de perseguir cristãos, pois agora apercebe-se de que são todos seus irmãos e começa a dedicar-se verdadeiramente à vida religiosa. É depois aclamado bispo de Tours em 371.
Tornou-se um grande evangelizador da França, verdadeiramente pastor, fundando mosteiros, instruindo o clero, defendendo a causa dos oprimidos e deserdados deste mundo. Morreu no ano de 397.

Diz-se que para se recordar o feito de São Martinho o Inverno dá lugar ao verão de São Martinho todos os anos, que aparentemente, apenas pelo facto de coincidir com a primeira prova do vinho feito em Setembro, se vê ligado aos magustos onde se provam as castanhas da época e a tradicional jeropiga e água pé. Não é de admirar que São Martinho de Tours seja considerado o santo padroeiro dos apreciadores de vinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário