quarta-feira, 5 de novembro de 2008


É díficil não recordar, alguns momentos, desta libertação do Homem negro na América. Rosa Park recusou-se levantar para dar lugar a um branco, apenas em 1955, Martin Luther King foi assassinado em 1968, mesmo no cinema, houve alguns papeis de destaque para negros (Tudo vento levou p.e.) mas apenas em 1963 Sidney Poitier ganha o galardão máximo de Hollywood, fora dos EUA, a maior parte esquece-se que o Apartheid na África do Sul acabou há poucos anos, que Mandela passou a maior parte da sua vida preso, por ser negro, etc etc

Já aqui o afirmei, o momento da vitória de Obama para mim, foi a falência da Lehman. Nesse momento, há a cisão entre duas eras. Os estados unidos acordaram para um problema, bem mais próximo e real que o terrorismo, e para o qual, os xérifes bush pouco têm a dizer. É preciso um Homem Novo para erigir um sistema novo, à esquerda, que faça a fusão das ideias do Estado Social com o melhor que as teorias liberais têm.

E só um último aspecto, claro que ninguém espera facilidades, nem que os EUA deixem de ser quem são. Esperamos mudança para melhor, e espero sobretudo, que quem apoiou MacCain, não deseje o pior para esta presidência, como forma de mostrar que tinha razão.

Sem comentários:

Enviar um comentário