domingo, 9 de novembro de 2008

Depois de meses de siêncios, rumores e especulações, pelo menos já há alguma informação sobre o assunto...

"Pedro Costa, o realizador de filmes como “Ossos”, “No Quarto da Vanda” e “Juventude em Marcha” deverá ser o inesperado representante oficial português na próxima edição da Bienal de Veneza, a mais antiga e importante bienal de artes plásticas do mundo.

A Direcção-Geral das Artes “não comenta” a notícia, mas, a confirmar-se a escolha, 2009 representará o momento-chave de uma tendência que, ao longo dos últimos anos, tem feito deste realizador de 49 anos uma presença cada vez mais assídua no mundo das exposições, tanto em termos nacionais como internacionais.

Uma tendência que arrancou em 2003, quando a conhecida comissária francesa Catherine David o integrou na mostra “True Stories” no Centro de Arte Contemporânea Witte de With, de Roterdão e que corre em paralelo ao fenómeno global da chegada dos cineastas aos museus e da simultânea incursão de um número cada vez maior de artistas plásticos pelos circuitos do cinema – Godard e Kiarostami com exposições no Pompidou, por um lado, Matthew Barney, Douglas Gordon e Steve McQueen nas salas de cinema, por outro...

Sem comentar o nome – “não confirmo nem desminto” –, Jorge Barreto Xavier, à frente da Direcção-Geral das Artes, recusou também avançar ao PÚBLICO qualquer data para um anúncio oficial que chega já tarde – Veneza inaugura em Junho –, dizendo apenas que acontecerá “o mais brevemente possível”. Seja como for, parece ter ficado de parte uma representação oficial a cargo da artista plástica Joana Vasconcelos, de 37 anos, hipótese sujeita a vasta especulação ao longo dos últimos meses."

notícia do Público

Sem comentários:

Enviar um comentário