terça-feira, 21 de outubro de 2008

Boas notícias


Katia Guerreiro assina hoje o contrato com nova editora, tornando-se a primeira artista portuguesa a fazê-lo desde que a Sony Music adquiriu a BMG. A fadista estreia-se também como autora, ao lado de Rui Veloso, no seu novo álbum "Fado", que será editado a 17 de Novembro pela Sony Music. "A voz da poesia" é o tema assinado por Katia Guerreiro musicado por Rui Veloso, inserindo-se num alinhamento que inclui poemas de Maria Luísa Baptista, que colabora com a fadista desde o seu primeiro álbum, e de Fernando Tavares Rodrigues, "um nome esquecido da poesia portuguesa", como a cantora assinalou à Lusa. "Ao ter tido conhecimento da sua história, decidi homenageá-lo", explicou.
António Gedeão, Vinicius de Moraes e Florbela Espanca são outros dos poetas escolhidos. De Vinicius, interpreta "Soneto da separação", com música de José Niza, que já compusera para a artista. O álbum inclui ainda uma versão do mesmo poema dito pelo actor Diogo Infante. Relativamente a compositores, além de Veloso, o álbum inclui músicas de Pedro Pinhal, que tem composto para Joana Amendoeira, e Mário Pacheco, que compôs a música para "Cavaleiro monge" (Fernando Pessoa). Pinhal compôs "Estranha paixão", e Pacheco "A nossa gente, o nosso fado".
Um outro tema incluído no álbum é "Lisboa", com a assinatura de Charles Aznavour, de quem Amália gravara na década de 1960 "Ay, mourir pour toi". Katia Guerreiro esclareceu que a gravação deste tema "é uma homenagem ao público francófono" que desde o início tem acompanhado a sua carreira.
Com a fadista estão os músicos que habitualmente a acompanham: Paulo Valentim (guitarra portuguesa), João Mário Veiga (viola) e Rodrigo Serrão (contrabaixo).
Este será o quarto álbum de Katia Guerreiro, depois de "Fado maior" (2001), "Nas mãos do fado" (2003) e "Tudo ou nada" (2005).


(E eu, que já ouvi, posso garantir que é fabuloso!)

Sem comentários:

Enviar um comentário