domingo, 14 de setembro de 2008

Lendo os outros


"Cristiano Ronaldo quis ir à Madeira, sua terra natal, para receber uma "bota de ouro". Parece que tencionava homenagear, a título póstumo, o pai. No aeroporto, ignorou os compatriotas que o foram saudar à chegada. Ontem, à porta do hotel onde foi coroado como tal, o "bota de ouro" fez esperar em vão umas dezenas de madeirenses orgulhosos por o pé que calça a "bota" ser um dos seus. Ilusão deles. Mais uma vez, Ronaldo só estava disponível para o que o esperava lá dentro: o sr. Horácio Roque e as televisões. Babaram-se uns para os outros porque, naturalmente, estão muito bem uns para os outros. Ex-pobre (e não há nada pior do que um "ex" qualquer coisa), imaturo e ignorante, o "bota de ouro" não passa de um deslumbrado com talento nas pernas. Nas três pernas, a avaliar pelo galinheiro que cacareja permanentemente atrás dele nas revistas da "especialidade". De resto, o dinheiro encarregou-se de destruir o menino que jogava na rua com os vizinhos cuja alegria se quis manifestar junto dele e que ele, moldado pelo espectáculo em que se tornou, se recusou a partilhar. O "bota de ouro" é o expoente de uma certa alarvidade "social" que veio com a democracia. Uma alarvidade que brilha tanto ou mais do que o ouro da bota. E que costuma acabar tão surpreendentemente como começa."

João Gonçalves, in Portugal dos Pequeninos

5 comentários:

  1. Não percebo quando colocas estes posts, se comungas da mesma opinião ou é apenas para demonstrar a idiotice alheia.

    ResponderEliminar
  2. Só pode ser para comungar. O meu querido amigo João Gonçalves não padece desse mal nacional que é a idiotice.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:34

    sempre diplomático ...com essa atitude,deve ter muitos amigos ...

    ResponderEliminar
  4. Pois é Miguel, como diz o Pedro ali em cima, se há coisa que não existe no joão Gonçalves é idiotice. Partilho da opnião dele neste post. Aliás, tenho pena de não o ter escrito eu mesmo! Ainda me hás-de explicar com o que não concordas... É uma facto que Cristiano Ronaldo snobou sempre que pôde os seus conterrâneos nesta deslocação à Madeira. E é disso que o texto fala.

    ResponderEliminar
  5. É insulto gratuito. O vosso amigo JG não deve ter mais nada com quese preocupar, ainda se chateia com a atitude de um puto de 23 anos, genial e com o mundo a seus pés. Talvez quisesse um modelo de virtudes... é não conhecer o Homem, nem a si mesmo. Na maioria estes posts são causados por profunda inveja ou não fosse o JG um tuga. "Ex-pobre (e não há nada pior do que um "ex" qualquer coisa), imaturo e ignorante, o "bota de ouro" não passa de um deslumbrado com talento nas pernas". ... terá JG lido Santo Agostinho e as Bem Aventuranças? Conhecerá JG alguma coisa mais do que o seu mundo? Quem é JG? É lamentável que pessoas com inteligência académica caiam neste tipo de erro.

    ResponderEliminar