quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Quantum Leap


Em conversa, juntámo-nos 2 ou 3, todos tinhamos histórias de esquecimento, roubo de material, etc. Nos Açores há uns anos, despi o fato, pu-lo em cima do tejadilho e arranquei para o esquecimento. Anos mais tarde, aconteceu o mesmo, mas com uma prancha. Weird, mas verdade. O B. escondeu a chave do carro na rocha, quando voltou, não tinha chave, pranchas, carteira, cartões de crédito etc. Em 2h riparam-lhe cerca de 11000€ dos cartões. Tudo com a benevolência dos senhores das lojas. Não confirmam assinatura de cartões e só disponibilizam imagens de video captadas, com mandato policial. As imagens são guardadas durante 15 dias e o mandato demora 1 1/2 a ser emitido. Até que vale a pena andar a roubar. Segundo ele, de roupa, relógios a plasmas, valeu tudo.
Essa maravilha tecnológica aí em cima, é só o fato mais quente e elástico alguma vez construído. Hoje mesmo, vamos experimentar-nos.
Dentro do fato, podia ser eu. Revestido de metamaterial. Parece complicado, mas torna-se simples. A invisibilidade atinge-se através de um material que desvia a direcção da luz. Nada mais fácil, construa-se então esse metamaterial com indíce de refracção negativa. É o que uma equipa da universidade de Berkeley anda a fazer. Já conseguiram. Quantum Leap!

Sem comentários:

Enviar um comentário