Ontem em conversa falava-se do estado da educação, e desta medida, extremamente popular para os paizinhos (mas parece que só para eles e para quem a inventou).
Parece então, que alguém desenhou um modelo de aulas continuas para as crianças, é verdade isto? As crianças têm o período de aulas normais pela manhã, almoçam, e regressam à tarde para complementos de estudo, aulas de inglês, e outras?
Já aparece descrito pelo Afonso da Maia de Eça - tem pelo menos 100 anos e ninguém deu por nada, mas nada de novo, se já na altura a inteligência o considerava selvagem - o modelo definitivo de educação, aquele que acompanha as fases de crescimento motor, emocional e racional do ser humano.
O homem é o que é por causa do polegar. Como é mesmo... o polegar libertou o homem!. Isto é, o podermos começar a usar as capacidades motoras trouxe o desenvolvimento do cérebro.
É tão simples quanto isto, até aos 10-11 anos, a criança devia, numa proporção decrescente, apenas e exclusivamente, aperfeiçoar as capacidade motoras.
Isso faz-se subindo a árvores e caindo, mergulhando no mar e nadando, brincando, jogando futebol, aprimorando a técnica, os músculos, a estrutura ossea, dando corpo para aguentar o que se segue. Garanto, se for um bom atleta, ganha bastante mais método, orientação para objectivos, vontade de vencer... do que o ser sobredotado que passa a vida enfiado na biblioteca.
É de uma estupidez sem limites ignorar que: uma criança precisa de brincar, se é difícil para um adulto manter a concentração durante 8h, para uma criança então... que este país não percebeu nem perceberá nunca que enquanto não parar de brincar com a Educação permanecerá zero!
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