quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

La folle journée de Nantes - Schubert e os seus amigos




Está a decorrer desde ontem e até domingo, na Cité Internationale des Congrès de Nantes e outras salas daquela cidade francesa, a 14ª edição desta maratona musical que, este ano, é didicada a Schubert e seus amigos. O programa é vastíssimo e de Franz Schubert é tocada grande parte da sua obra para piano, ressaltando o celebrado quinteto La Truite e lieder, além de várias sinfonias e outras obras orquestrais. Dos seus amigos, entre outros Rossini, Beethoven, Mendelshon, Weber, Diabelli, Hummel, Hensel e Vorissek, serão também executadas várias composições. Uma novidade desta edição: foram convidados a compor sobre uma obra de Schubert os compositores japoneses Dai Fujikura e Toshio Hosokava e o jovem francês Bruno Mantovani , cujas peças serão executadas durante estas jornadas musicais.


A Antena 2, com apresentação e comentários de Andreia Lupi e Pedro Rafael Costa, está a transmitir alguns concertos em directo e outros em diferido.


Para fazer inveja aos que não perdiam a Festa da Música no CCB, quando ainda havia dinheiro que não só para o Museu Colecção Berardo e a exposição milionária dos trastes do Hermitage.
Pode ser que o novo Ministro tenha o "bom senso e bom gosto" que faltava à Ministra cessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário