quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Já agora...

Uma vez que os festejos do Natal estão praticamente concluídos e tendo em conta que ainda faltam uns dias para os excessos da passagem de ano, sugiro que, por estes dias, façam um programa diferente. No Palácio de Belém está aberta ao público uma exposição de peças de arte sacra do Patriarcado de Lisboa. São umas quantas dezenas de imagens do Menino Jesus, que vale a pena ver porque, estando espalhadas por toda a diocese de Lisboa, estão juntas no mesmo espaço pela primeira vez. À saída, podem sempre ir comer um Pastel de Belém!


"Inaugurada a 7 de Dezembro, no Palácio de Belém, a exposição “Olhares sobre Jesus Menino” foi organizada conjuntamente pelo Museu da Presidência da República e pelo Sector de Bens Culturais da Igreja.
A exposição, que reúne cerca de uma centena de peças, datadas entre os séculos XVI e XX, pretende dar a conhecer um património desconhecido, centrado na representação do menino Jesus. As peças, na sua maioria provenientes de igrejas e conventos do Patriarcado de Lisboa, nunca foram expostas e, no seu conjunto, representam a maior exposição jamais organizada em Portugal sobre o tema. A mostra está patente na galeria das antigas jaulas do Pátio dos Bichos e enquadra-se no conjunto de actividades festivas promovidas pela Presidência da República para celebrar o Natal.
As peças que integram esta exposição pretendem propor um percurso dividido em três núcleos e centrar o visitante na figura de Jesus Menino.
Partindo da Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem e da Natividade, obras que no primeiro núcleo abrem a exposição, passa-se ao elemento central de todo o conjunto. O segundo núcleo apresenta-se como um convite a um olhar directo sobre a imagem do Menino. Vestes, leitos e outros adereços, objectos devocionais relacionados com o culto à infância de Cristo, imagens do Menino sentado, deitado ou de pé, num estilo hierático, erudito ou popular, levam o visitante a compreender como a arte exprime sentimentos, religiosos e humanos, através da figura humana do Menino Deus.
Um terceiro e último núcleo centra-se nos olhares da Virgem, de José e nos nossos. As peças expostas neste núcleo reúnem um conjunto de obras de imaginária e pintura através das quais se pretende fazer convergir o olhar para a relação estabelecida entre as figuras que o integram. Este último núcleo termina com a figura da Virgem de mão dada com o Menino como convite a não fazer desta exposição uma mera mostra de arte sacra, mas algo de dinâmico e vivencial. Toda a exposição é conduzida por frases, excertos de textos de autores portugueses e não só, que reflectiram, na sua obra literária, o Mistério do Natal."

.

Horário das Visitas:
De Terça a Sexta das 14h00 às 17h30
Sábados e Domingos das 10h00 às 17h30
Nota: nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro a exposição está encerrada

Mais informações aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário