sábado, 24 de novembro de 2007

Às vezes até parece mentira

Deixem-me ver se percebi bem: existe um quadro de Tiepolo numa colecção particular, classificado pelo Estado Português desde1939. Esse quadro vai a leilão no próximo dia 29 e, apesar de inúmeros pareceres técnicos que aconselham a sua compra, o Estado, pela voz do Director do IPM, Manuel Bairrão Oleiro, diz que abdicará do direito de opção porque o Ministério da Cultura não dispõe de recursos para esta aquisição. O mesmo Ministério que "compra" exposições (do refugo) do Hermitage porque, segundo a Ministra, Portugal não dispõe de tesouros que possa expôr com pompa, circunstância e orçamentos absurdos, abdica agora de enriquecer o seu património (e logo, o património de todos os portugueses) ainda que a proprietária da pintura em causa se mostre disponível há já vários anos para resolver a questão de uma forma simpática para todos.
Como se isto não bastasse, a Ministra da Cultura diz, segundo notícia do Público, que "
não fui sequer informada pelos meus serviços, designadamente pelo IMC, sobre o interesse do Estado em comprar esse quadro", o que revela das duas uma: que "é muito reduzida a utilidade de um governante que se esconde atrás dos seus serviços quando alguma coisa corre mal, como faz a ministra da Cultura", como disse Paulo Ferreira; ou então mais uma vez se prova que o Ministério da Cultura funciona quase em auto-gestão e a Ministra desconhece os assuntos mais relevantes da actualidade.
Seja qual for a verdadeira razão para este desconhecimento, os desnorteios na Cultura começam (ou continuam) a cansar. Longe vão os tempos em que o Partido Socialista era conhecido pelo especial rigor e cuidado com que cuidava desta pasta. Longe vão os tempos em que a Cultura era património da Esquerda...

3 comentários:

  1. Anónimo14:45

    De facto é incrivel! A Cultura de Esquerda agora é outra!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo01:53

    Já Mário Soares tinha metido o socialismo na gaveta. Sócrates meteu o socialismo no lixo.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:49

    Pois é, por isso foi criada a Fundação Mario Soares! Para "fundir"(derreter) o que não interessa!

    ResponderEliminar