quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Prémio Nobel da Literatura (actualizado)


A escritora britânica Doris Lessing ganhou hoje o Prémio Nobel da Literatura.
.
Da internet:
.
"O júri descreveu Doris Lessing em comunicado como "a narradora épica da experiência feminina, que com cepticismo, ardor e uma força visionária sujeitou uma civilização dividida ao escrutínio".
Doris Lessing completará 88 anos no dia 22 de Outubro e é a 11ª mulher a receber o Nobel de Literatura desde o seu início em 1901.Nascida no território da Pérsia, actualmente Irão, em 1919, quando o seu pai era capitão do Exército britânico, Doris May Taylor viveu parte da juventude na então Rodésia (actual Zimbabué), o que marcou sua obra.
Ex-membro do Partido Comunista britânico, do qual se afastou em 1956 após a repressão da revolução húngara, é comparada frequentemente com a francesa Simone de Beauvoir pelas suas ideias feministas.
The golden notebook, de 1962, considerada a sua obra-prima, conta a história de uma escritora de sucesso em forma de diário íntimo. A escritora sempre soube explorar todos os estilos, sem hesitar numa incursão no mundo da ficção científica com os cinco volumes da série The Canopus in Argos: Archives, escrita entre 1979 e 1983.
Em 1984 Doris Lessing fez uma brincadeira com os meios literários ao lançar The Diary of a Good Neighbour sob um pseudónimo (Jane Somers). A sua própria editora, que não conhecia a verdadeira identidade da autora, recusou-se a publicar o livro.
A juventude, passada entre vários continentes, inspirou-a na produção da sua primeira saga escrita entre 1952 e 1969: os cinco volumes de The Children of Violence.
Casada duas vezes e divorciada, a escritora afirma que "o matrimónio é um estado que não lhe convém".
Entre as suas principais obras figuram The Grass is Singing (1950), The good terrorist (1985), sobre um grupo de revolucionários de extrema-esquerda, e Walking in the Shade (1997). Doris Lessing vive actualmente nas proximidades de Londres."

1 comentário: