
Antes de mergulhar na praia grande, passam por mim 30 anos de grandes momentos, aí a rasgar a onda já com o título nacional na mão. Jójó brother... tás quase a chegar.
De novo Terry Gilliam. Após desilusões (o último foi o pouco excitante Irmãos Grimm) continuamos à espera que a magia dos Monty Python renasça. Aqui, do mupi ao site, navegamos por um mundo quase Burtoniano, acho que vou curtir.
É errado confundir Ben Harper com o quer que seja. Ben Harper surge como aglutinador de sons que recuperam a magia da música de 60 e 70, as guitarras de Jimmy Hendrix, o som funky de George Clinton e de James Brown, o Rock and Roll dos Credance e dos Stones, o psicadelismo, a motown e o r&b. Não reconhecer em Ben Harper um dos grandes timoneiros da música actual, ou perdermo-nos em comparações absurdas levados pela onda publicitária (comparar Jack Johnson a Ben Harper?) é criminoso e feito de forma não inocente. Certa no Atlântico é a tribo que o segue desde os primeiros tempos e que passava de boca em boca dentro de água "já ouviste Ben Harper?".
Katia Guerreiro, a mais do que confirmada nova Diva do Fado, está de volta para dois concertos integrados nas Festas de Lisboa.
Assim, no sábado pode ser vista (e escutada) no belíssimo cenário do Castelo de São Jorge, pelas 22 horas. Já no domingo, e depois da desejada vitória de Portugal sobre a selecção holandesa, a Katia canta no Museu do Traje, e ainda por cima a entrada é livre.
Existe melhor forma de acabar o fim de semana?
"L'avis de la Fnac
Après avoir découvert Katia Guerreiro en 2002, avec le superbe "Fado Major", voici la charmante qui nous revient avec "Tudo ou Nada", qui nous confirme tout ce que l'on pensait d'elle. La jeune portugaise s'inscrit dans la droite filiation d'Amalia Rodriguez, son fado est pur et ne cherche pas à déroger aux traditions du genre. Ce disque rentre incontestablement dans la catégorie des meilleures productions récentes !..."
"O coração tem a vista
bem virada para o mar
tua mão cheia de areia
faz de conta que é luar
Quando o vento se põe lesto
faz-te à chuva e ao relento
o meu irmão tem um sonho
e eu tenho-o no pensamento
O silêncio diz às vezes
tudo aquilo que guardamos
os receios e os medos
e outras coisas que não damos
Quando o céu se torna estrela
a brilhar por um momento
o meu irmão tem um sonho
e eu tenho-o no pensamento
Quando procuro guarida
nas canções, no desabafo
a dançar ao fim do dia
no guardar do teu abraço
Pensar na cor da janela
pr'a cantar, fazer em verso
o meu irmão tem um sonho
e eu tenho-o no pensamento."
João Afonso, in 'Missangas'