quinta-feira, 16 de março de 2006

Crash para a sucata...

Fui ver finalmente o Crash em tuga Colisão. Importante estabelecer esta correspondência porque ela pode ser biunivoca face ao bastante superior Crash de Cronemberg. Resisti quando estreou ver o filme por dois factores: o nome e Sandra Bullock não indiciavam nada de bom.

É o filme assim tão bom? A meu ver Não.

O que é que a Baiana tem então? Tem um belíssimo naipe de actores e toca num ponto em carne viva nos states e um pouco por todo o mundo: a discriminação racial com um pé na emigração e na escravidão, ui... não serão coisas a mais? Óbvio.

O que é que a Baiana tem em excesso? Abusa no racismo levando-o à exaustão, às tantas já não tinha pachorra para tanta maldade e, que bonito, no final a redenção de alguns (dos maus) o calvário de outros (dos bons)! Não há esperança? O mundo pode tê-la perdido mas convém enaltecê-la.

Pretos com pretos, brancos com pretos, asiáticos com pretos e mexicanos e brancos e iranianos e o melting pot habitual... porque não um esquimó? Acho mesmo que devia estar lá um e os indios, esqueceram-se? E será que os judeus não se sentirão postos de parte também? O problema disto tudo são os actos de canibalismo, se uns têm excesso de protagonismo outros passam por ele de viés. Não se percebe. A personagem que quase morre no incendio do carro apaga-se, não choraminga sequer ao marido e ainda por cima é salva pelo bandido que praticamente a violou. A agente mix porto riquenha- salvadorenha serve apenas para o policia preto mandar uma bujarda racista. O iraniano é uma tortura. Ao mesmo tempo com breves traços salvam-se outros personagens, o mexicano que muda fechaduras e a preta do hospital estão bem conseguidos.

Mas faz isto um filme? Faz, um filme não mais do que mediano, colado ao fabuloso Magnólia, produzido com aspirações (pelos vistos conseguidas) a um grande filme e claro, com pinceladas que apontam directamente ao coração do público.

O meu sobrinho chamou-me a atenção para a enormidade de vezes que aparece a palavra Stop durante o filme. Bom olho puto! Bom golpe do realizador.

And the oscar goes to... melhor filme LOLÃO, montagem Vistosa mas como se viu com alguns personagens e situações, desastrosa! E o Argumento LOL ... compará-lo sequer com o maravilhoso Woody Allen. Subjectivo claro but não apontei nada que não esteja lá.

1 comentário: