quinta-feira, 27 de setembro de 2012

27 de Setembro de 1540 [e de 2003]




“My Balloon” de Kiet Vo

(Versión en español en los comentarios)


472 anos! A 27 de Setembro de 1540, o Papa Paulo III assinava a bula que constituía a Companhia de Jesus como Ordem Religiosa. Ao lado de todo este tempo sinto-me como uma criança que vai descobrindo a riqueza da presença dos jesuítas no mundo, pois também neste dia celebro (apenas) 9 anos de entrada na Companhia. Em memória agradecida, recordo as pessoas, as conversas, as peregrinações, as aprendizagens, as dores, as quedas, as confirmações, a fé, os Exercícios Espirituais, o silêncio, o “ser em caminho”... que me têm aproximado a Deus. 

Um Abraço a todos os jesuítas, junto com a minha oração ao “Senhor de todas as coisas” por nós, pelas nossas missões e por todas as pessoas que nos ajudam a ser quem somos.




quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Profetas... precisamos de




(Versión en español en los comentarios)


Precisamos de profetas... com anúncios de justiça perante a irracionalidade dos acontecimentos. Profetas livres de jogos políticos. Profetas com capacidade de escutar a realidade dos tempos e, com verdade, que possam promover o sentido de comunidade, no respeito pelos que menos têm. Profetas que sejam voz daqueles e daquelas que a têm abafada pela tristeza do abandono e da solidão. Profetas que sejam capazes de amar a realidade e, sobretudo, as pessoas... dando-lhes o sentido da fé e da esperança.



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Inacabado...






(Versión en español en los comentarios)

Ontem, enquanto escutava alguém, mais uma vez dei-me conta de que as histórias são inacabadas. Um relato puxa outro, abrindo as portas de pormenores renovados no sentido. Sentimentos de vergonha e medo dão lugar, num primeiro momento, à surpresa de quem compreende e não julga, de seguida, ao arrumar do mesmo acontecimento noutro espaço que não o sótão ou a cave do esquecimento que atormenta. Por fim, a liberdade e a confiança surgem. Liberdade em ser, sem euforias ou ansiedades, rosto. Confiança na companhia de quem vive para além do ritmo orgânico e sabe que as histórias são inacabadas.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Liberdade e Razão



"Truth" de Nicole Dextras

(Versión en español en los comentarios)

Já lá vão uns anos escrevi isto num trabalho para Filosofia, volto a resgatar: 

O ser humano inevitavelmente necessita de alguém responsável que o oriente. Daí a existência de um Estado de Direito, diante do qual existem direitos e deveres, precisamente pela convivência em comum. Uma pessoa que é responsável por outras não tem o direito de as submeter a um regime ditatorial, de modo a alcançar poder político, económico e até mesmo social, precisamente porque os outros não são meios, mas fins em si mesmo. Este é um perigo real, e infelizmente actual, em que a liberdade exterior prevalece à interior. 

A razão mal tratada e a liberdade que só atende ao aspecto individual levam a que a autonomia se torne não num valor de apoio à construção da humanidade, mas a uma heteronomia quase absoluta, em que seres humanos têm de estar submetidos, senão mesmo escravizados, a leis que atendem apenas aos interesses pessoais de quem as criou.



domingo, 9 de setembro de 2012

Diálogos Ocultos (V) - [Chegado dos Exercícios]




(Versión en español en los comentarios)


- Chego ao momento de querer ter os olhos bem abertos.
- Cansaste-te de sonhar?
- Não tem nada que ver com isso. Depois do sonho vês que se concreta a acção, o avançar em direcção ao que há a fazer.
- Ganhas outro alento, vitalidade...
- ... e o peso da história passa dos ombros para a visibilidade. Deixando de carregar a Vida, dá-se o rosto-a-rosto...
- ... mas não um “enfrentamento”...
- ... é o outro modo de querer as coisas. O corpo distende-se e as defesas em relação à vida perdem o sentido. Usas a força da palavra, também do silêncio e dos gestos como numa contradança.
- Sim, apenas possível com uma visão renovada.