sábado, 31 de maio de 2008

Já temos bilhete!!


Obrigado Ricardo! Fico a dever-te MAIS esta!

Um jardim para sonhar


Todos ao Palácio, amanhã? O Museu da Presidência da República preparou para assinalar o dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, um conjunto de actividades vocacionadas para os mais novos, subordinado ao tema “Um Jardim para sonhar”. O programa completo pode ser consultado aqui.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Carmo Rebelo de Andrade



Já falei dela aqui e fiz outra referência aqui. Esta semana cantou (e se cantou!) para os Reis da Noruega, no Palácio da Ajuda. Como ser fã é isto mesmo, nunca é demais falar de quem se gosta. E eu gosto. Muito. Não se consegue ficar indiferente. Principalmente quando temos a oportunidade de a ouvir. Aos 23 anos tem uma voz absolutamente irresistível. E uma presença única. E um sorriso desarmante! Fica o desafio. Quem gosta de fado, mas de fado mesmo, tem que a ouvir. Ou anda a perder uma grande artista.
Fica o registo de uma actuação na Aula Magna no passado dia 12 de Abril, numa participação no espectáculo comemorativo do dia mundial da voz. Só para ficar com a vontade de ouvir muito mais!

Começou por ser gaffe, mas
Se Paris foi durante muito tempo das maiores cidades portuguesas,
o Manchester United é o maior clube português: Cristiano Ronaldo, Nani, Carlos Queiroz
Todos grandes Leões!

A imagem é para os leitores do insecto matarem saudade :-D

"Não especificamente isso, mas a natureza limitada dos projectos e não por falta de ambição dos dirigentes mas porque é impossível ao futebol português viver fora do contexto económico da sociedade portuguesa. E ela, actualmente, é muito adversa aos projectos desportivos. A saúde dos clubes depende do poder de compra e actualmente os portugueses não podem investir no entretenimento."
Carlos Queiroz, adjunto do Manchester United e apontado como sucessor de Sir Alex Fergusson no actual maior clube português.
Alguns... o Rock in Rio esgotou!
Ou o samba veio para ficar, ou os tugas vão começar a ir mais ao Futebol (e a Fátima) para esquecer a crise.

Recebido por e-mail



Ganhe 2 bilhetes e viagem com tudo incluído para os jogo olímpicos de 2008, a realizar em Pequim - China Para participar, basta ver a foto em anexo e responder correctamente às questões colocadas.

Todas as respostas devem ser enviadas para o Comité Olímpico Internacional, Lausanne, Suiça
1. Qual dos estudantes parece estar cansado / sonolento?
2. Quais são os Gémeos do sexo masculino?
3. Quais são os gémeos do sexo feminino?
4. Quantas mulheres estão no grupo?
5. Qual é o professor?

Boa sorte! ...

Deixa-me adivinhar... Tu também não vais.

Acabei de dizer ao meu Boss, para se acalmar e que ele precisa de dois Louros... acrescentei 3! 1 dos Louros estaria a Surfar. Bom seria, sermos duais, um trabalha e o outro diverte-se.



Coisas boas, no Festival de Cinema do Estoril - o do Paulo Branco, senhor que não vai descansar enquanto não o tornar num dos festivais de referência da Europa... e nós agradecemos os contactos do produtor! Siga... até Novembro! - retrospectivas do signore Bertolluci (ver em cinema o diptico 1900 ou o Marlon Brando a dançar o Tango!) e do grande gigante Tim Burton (Return aos Batman e ao Edward). Portugal a caminho da convergência europeia lol


Stonehenge - cresci com esta imagem, num livro velhinho com reliquias de todo o mundo, o monte de pedras era capa. Na minha primeira temporada em Inglaterra, eu e o F., mochila às costas, 17km a pé de Salisbury até ao local mítico, hoje sabe-se - um recinto funerário. A descoberta é recente, ainda faz capa de revistas e a National Geographic emite programas a não perder.


A não perder é o Caetano e os Kings of Convenience em Oeiras no CoolJazz e a Amy hoje no Rock in Rio. Hoje não vou - como diria o Mourinho "no eggs no omelets"!


A frase que intrigou os bifes pouco habituados à boa cozinha do palavreado português. Também intrigados, mais a N está o fêcêpê, quase a perder 3 épocas na Europa devido aos casos de corrupção.


A notícia no dn é curiosa, culpam a UEFA, culpam a Federação, o Benfica e até o senhor que comanda os assuntos jurídicos do Porto... e então quem tem mesmo responsabilidades nisto tudo, o don Pinto da Costa? Curiosos os meandros do poder...
Ainda mais curioso, mas ninguém fala, o don Pinto da Costa, no meio disto tudo convive e é legitimado pelo poder, a classe política. Tudo ovos podres, ou como mourinho diria rotten eggs!


E porque é sexta-feira...

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Tesourinhos por e-mail

Diário de cruzeiro de uma loira...
Primeiro Dia: Querido Diário... Já estou preparada para fazer este maravilhoso cruzeiro. Trouxe na mala as minhas melhores roupas! Estou excitada!
Segundo Dia: Estivemos todo o dia navegando. Foi lindo e vi alguns golfinhos e baleias! Que férias maravilhosas ...! Hoje encontrei-me com o Capitão, que por sinal é um belo homem!
Terceiro Dia: Hoje estive na piscina e estreei o meu novo biquíni. O Capitão aproximou-se e convidou-me para jantar na sua mesa. Foi uma honra e a noite foi maravilhosa. Ele é um homem muito atraente e culto.
Quarto Dia: Fui ao Casino do navio! Tive muita sorte, pois ganhei 80,00 euros! O Capitão convidou-me para jantar com ele no seu camarote. A ceia foi luxuosa com caviar e champanhe. Depois de comermos ele perguntou se eu ficaria na sua cabine, mas eu recusei o convite! Disse-lhe que não queria ser infiel ao meu marido.
Quinto Dia: Hoje voltei à piscina para me bronzear mais um pouco. Depois decidi ir ao Piano Bar e passar ali o resto do dia. O Capitão viu-me e convidou-me para tomar um aperitivo. Realmente ele é um homem encantador. Perguntou-me de novo se eu queria visitá-lo no seu camarote naquela noite e eu tornei a dizer-lhe que não! Então ele disse-me que se eu continuasse a dizer que 'não', iria afundar o navio! Fiquei aterrorizada!

Sexto Dia: Hoje salvei 1.600 pessoas... três vezes!

Lendo os outros

O PEQUENO MUNDO DE SÓCRATES


«No seguimento dos relatórios do FMI e da União Europeia e um mês depois de ter anunciado radiosamente a descida do IVA, o primeiro-ministro foi obrigado a render-se à realidade. Começando pelo óbvio, teve que rever em baixa o crescimento económico, pondo em causa não só a consolidação orçamental que, na sua opinião, estava já garantida, mas principalmente o futuro radioso com que, ainda há pouco tempo, nos acenava. A revisão do crescimento confirma apenas o que devia ser de uma evidência cristalina: não há "oásis" num mundo globalizado, e muito menos num país pobre e dependente, onde abunda a desigualdade e onde o desemprego tem batido recordes históricos, nos últimos anos. Se é verdade que o país sofre o efeito de uma crise internacional, não deixa de ser verdade também que o Governo foi o último a compreender a sua verdadeira importância e os seus inevitáveis efeitos na economia nacional. Como se isto não bastasse, entre o anúncio da descida do IVA e a revisão do crescimento económico, o dr. Menezes, esse verdadeiro trunfo do PS, decidiu abandonar a liderança do PSD, abrindo caminho às directas que se realizam este fim-de-semana. Com intuitos mais ou menos óbvios, as habituais "fontes" bem informadas já fizeram chegar aos jornais que a drª. Ferreira Leite era a candidata "preferida" pelo Governo porque oferecia ao PS o "voto útil" da esquerda. Este subtil argumento, que ninguém se deu ao trabalho de analisar, revela curiosamente o contrário do que pretende revelar. Se o Governo considera, de facto, que com a drª. Ferreira Leite à frente do PSD, consegue conquistar o "voto útil" da esquerda, isso significa apenas duas coisas: que o Governo pensa que a drª. Ferreira Leite pode ganhar ao eng. Sócrates (daí o voto útil); e que reconhece que, ao tentar penetrar no eleitorado do PSD, acabou por perder o voto da esquerda para o PCP e para o Bloco de Esquerda. É duvidoso que, mesmo num cenário de derrota, esse voto se encaminhe para a reeleição de uma maioria que, ainda esta semana, reagiu da pior forma ao "aviso" do dr. Soares sobre a pobreza, a desigualdade e o descontentamento. E é ainda mais duvidoso que os socialistas sejam imunes a uma eventual vitória da drª. Ferreira Leite no PSD. Com tanta gente a pedir "ideias" aos candidatos sociais-democratas, é natural que ninguém repare no debate que vai ter que haver, mais tarde ou mais cedo, no interior do PS, entre a esquerda do partido e os "falsos" socialistas que se encontram no Governo. Em qualquer caso, em dois meses, a situação do eng. Sócrates mudou. É a vida!»
.
.

Constança Cunha e Sá, in Público
via 'Portugal dos Pequeninos'

Por que me fizeste um romântico?

Tu, só tu

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Bahok





A dança fala-me muito. Por um lado, por vivê-la na carne como experiência – até mesmo divina –, por outro, por ver a força da entrega, com sentido, dos bailarinos em palco e sentir o quanto posso entrar também na transcendência.

Ontem fui ver o Bahok, de Akram Khan e ainda estou a digerir – quem está em Lisboa ou arredores pode ver o espectáculo no CCB nos próximos dias 30 e 31… É forte, bastante forte, no que fala de tanto sobre nós, humanos. Depois de chegar a casa, já deitado, levei muito tempo até adormecer, a pensar em tudo o que vi, ouvi e sobretudo senti…

2008.Mai.28

Bahok Portadores

Encontro de vida. Sentir como a unidade do sagrado é tocada, vivida numa espera, que atrasa e muda pelos elementos que compõem o ser… Dois monólogos que tentam o diálogo, numa ajuda, diante do desconhecimento de quem se é, onde se está, de onde se vem, tentando saber para onde ir. O futuro impedido de não ficar sem rumo pelo círculo rodopiante da Vida.

Ainda assim a presença do medo, do corpo que desfalece nos braços (des)conhecidos que fundem a linguagem sem voz, gritada pelos gestos que (e)invocam o passado sagrado. A tradição que se traz unicamente fechada no saco. Quem sou?

O mesmo passado calçado, mas liberto para o futuro de encontro, aqui e agora. Neste local de passagem que obriga a parar e a recordar…

… o corpo que se move desde tempos idos, que fala de rituais de cultura…

…reveladora do respeito e dignidade mesmo quando se está perdido em busca da mesma terra que todos tem. No silêncio contrabalançado pelo ritmo forte do pulsar do que é impedido de ser morto…

…memória de Alguém…

Não há diluição, há relação, há Encontro de Vida, com a lágrima de quem escuta a mãe e se descobre Viva…

[É forte muito forte. Senti-me a tocar no sagrado. Como se pode falar de algo que grita pelo encontro sério e profundo do ser humano? Rasgos de tempo e espaço conjugados num só momento unificados por todos.

Senhor, vejo-Te ali a gritar a cada um para que se sinta e Te sinta, para que se encontre e Te encontre, para que se viva e Te Viva…

Cultura, diferença, unidade, respeito, confusão, grito, riso, gargalhada, lágrima… Oração… Vida em Ti…

Sim, somos portadores de tesouro… Não podemos fechá-lo… Não! Temos de, sem medo, abrir e dar… A História, a Tradição, a Vida que não prende, que não fecha, mas que aponta para infinito…]

Para os nómadas, a casa não é uma morada, a casa é aquilo que transportam consigo.


John Berger, Hold everything dear

(pensamento escolhido por Akram Khan, como síntese do Bahok)




Não muita vez nos vemos, mas, se poucos
amigos há para falar
dos quais me sirvo de relâmpagos, de todos
é ele o que melhor vai com a minha fome

Os dedos com que me tocou
persistem sob a pele, onde a memória os move.
Tacteiam, impolutos. Tantas vezes
o suor os traz consigo da memória, que não tenho
na pele poro através
do qual eles não procurem
sair quando transpiro. A pele é o espelho da memória

Luís Miguel Nava*

Petições na Web




Desconheço o sucesso deste tipo de iniciativa, talvez por isso, já há muito que deixei de aderir. Parece-me mesmo que a última em que participei, era contra a destruição do litoral alentejano, sudoeste algarvio, não deu em nada.

Hoje, recebi a enésima - petição para o Parlamento Europeu aprovar o rastreio na Europa ao cancro no útero. Quem me enviou, acrescentou a linha, mãe, irmã, etc e aquilo tocou-me e toca de abrir a cena. Tem esta coisa gira, um mapa da Europa com o número de assinaturas por país.
Portugal tem 75mil, destacadíssimo ... e isto significa o quê?
Não tem nada a ver, talvez se passe em todos os países, mas lembrei-me daquele calote no algarve, onde as senhoras faziam mamografias via satélite, só tinham de pagar e pôr o peito à janela!

Madonna em Lisboa

Está confirmado. Madonna vai cantar em Lisboa no dia 14 de Setembro. É no Parque da Bela Vista e os bilhetes (75.000) são postos à venda no próximo sábado pelo preço único de 60€. Democrática, a pequena.

Estado de espírito..


"Não vejo mais você faz tanto tempo
Que vontade que eu sinto
De olhar em seus olhos, ganhar seus abraços
É verdade, eu não minto

E nesse desespero em que me vejo
Já cheguei a tal ponto
De me trocar diversas vezes por você
Só pra ver se te encontro

Você bem que podia perdoar
E só mais uma vez me aceitar
Prometo agora vou fazer por onde nunca mais perdê-la

Agora, que faço eu da vida sem você?
Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando te encontrar
Vou me perdendo
Buscando em outros braços seus abraços
Perdido no vazio de outros passos
Do abismo em que você se retirou
E me atirou e me deixou aqui sozinho"

terça-feira, 27 de maio de 2008

Indiana Jones







O nome Indiana Jones, ultrapassa o de Harrisson Ford e da dupla Spielberg - Lucas. Só eles bastavam para escrever uma boa parte da história do cinema recente, Indiana Jones parece ser Maior! É o quarto-filme da sériee o embróglio de russos, caveira de cristal, extra-terrestres etc acaba por fazer sentido. Indiana está mais velho, mas não perdeu a piada. A primeira imagem dele, começa no chapéu e depois uma sombra, muito bem feito, silhueta reconhecível em quaqluer lado, é aí que começa a emoção. Os inimigos são os Russos e não dão saudade dos nazis. E, há um personagem novo, a criar uma ideia de continuidade. A primeira imagem dele é numa mota, um wild one - homenagem a outros bravos do cinema.





Um amigo fanático não gostou de alguma inverosimelhança - O Indy não é o Bond! Não me chocou, um voo mais ou menos espacial dentro de um frigorifico, nem outros, em quedas de água. Há cenas fantásticas de fugas e perseguições, há marmotas, há formigas e claro - uma cobra! É grande filme ajustado a um Indiana mais velho (65 anos!). Para Voltar a ver!

Morreu Sydney Pollack

Morreu Sydney Pollack, o realizador, o actor, o artista. Em 1985 realizou esse momento sublime chamado 'Out of Africa', provavelmente o último filme romântico da história do cinema. Filmou África como ninguém e criou um imaginário que transcende gerações. As saudades que tenho do Quénia, criou-as ele. Porque há mortes que nos entristecem, fica a homenagem.  

Fazer boa figura

Confesso que vejo pouca televisão e há muito tempo que deixei de prestar atenção ao festival da canção. Mas chegam-me ecos da brilhante prestação portuguesa no "certame" (bonita palavra) deste ano. Não só passámos a meia final num honroso e inédito segundo lugar como ficámos em 13º na final (entre 25). Tendo em conta as participações dos últimos anos (décadas?), a Vânia Fernandes (chama-se assim a intérprete) não se portou nada mal. Fiquei curioso para perceber o sucesso lusitano no Festival e fui ouvir a música. Finalmente os responsáveis por estas coisas (se é que os há) compreenderam que não vale a pena levar ao Festival as músicas que são iguais às outras todas: chatas! A canção "Senhora do Mar" tem raízes e sonoridades bem portuguesas. E por isso fez a diferença. Ajudou a voz e a interpretação de Vânia a quem desejo uma longa e bem sucedida carreira. 

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Há génio!

"o revisor que um dia se lembra de alterar uma virgula"
"um dia de repente deixamos de ver, e um a um o mundo vai ficando cego"
"o pedaço de território que se solta da peninsula e anda à deriva"
...
A propósito de uma ou outra declaração de José Saramago acerca da Feira do Livro, surgiram logo por aí, espiritos inflamados contra a "leitura de mercado" que Saramago defendeu.

Sobre o que os outros escrevem, o que sobra, é a atmosfera permanente de quem, nunca reconhecerá o enorme talento e mérito de Saramago.

As pessoas, vitimas de uma baixeza intelectual grande, confundem o reconhecimento do que é Bom, com a identificação do que gostam ou não gostam. Quando eram pequenos tinha um nome: Birra. Agora que são grandes, é de uma infantilidade estúpida.
2008 é grande ano. Hoje janto o Indiana Jones e preparo-me para receber o novo Batman.

Recuperação do Joker, num registo diferente. Heath Ledger não fará esquecer Jack Nicholson, não se comparam, este é bastante mais negro, mais Batman e menos Comics.

Boas Maneiras Exemplares

- Nani, o puto sportinguista que joga no Manchester, há uns tempos foi expulso durante um jogo. Pagou uma multa ao clube e, pediu desculpa, aos adeptos e à restante equipa, por ter posto em risco a vitória e por ter-lhes imposto maior esforço fisico, de forma a anular a desvantagem -1 player.
- Na final da Champions, os jogadores do Manchester, ladearam o acesso à tribuna, por onde passava a equipa do Chelsea, e aplaudiu, à passagem destes (por 2x).
É Exemplar!
Por cá, Valentins Loureiros, Albertos J. Jardins, Luís F. Vieiras e afins estabelecem as regras do jogo, à burgesso mesmo.

domingo, 25 de maio de 2008

Hoje acordei mais ou menos assim...




"Pride can stand a thousand trials
The strong will never fall
But watching stars without you
My soul cries

Heaving heart is full of pain
Oooh, oooh, the aching
'Cause I'm kissing you, oooh
I'm kissing you, oooh

Touch me deep, pure and true
Give to me forever
'Cause I'm kissing you, oooh
I'm kissing you, oooh

Where are you now
Where are you now
'Cause I'm kissing you
I'm kissing you, oooh"

sábado, 24 de maio de 2008

Lendo os outros


"A vencedora tranquila
.
A Manuela Moura Guedes moderou um primeiro debate entre os candidatos à liderança do PSD. Não conto Patinha Antão. Lembrou-me um digno "chefe de sala" do velho cinema Eden que "sabe umas coisas" e que lê almanaques entre duas sessões. Santana Lopes não "brilhou" como precisava e teria gostado. Passos Coelho parecia saído da "explicação" e as constantes vénias que dirigiu "à sra. dra." (que o tratou condescendentemente por Pedro) indicaram aos telespectadores quem "mandava". Como resumiu Vasco Pulido Valente, Ferreira Leite falou pouco mas com a autoridade, a discrição e a noção da realidade adequadas a quem pode vir a tomar conta "disto". Ganhou. O debate, naturalmente."
.
por João Gonçalves, in 'Portugal dos Pequeninos'

De maneiras que é isto...

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Isto é o que é o PSD

« (…) O PSD que nascera do nada, mais precisamente da ausência de uma direita democrática em 1974,e só se unira sob o regime autoritário de Sá Carneiro e, a seguir, de Cavaco, acabou por se tornar numa colecção de seitas, incapazes de coabitar e ansiosas por se destruir. Em seis presidentes, de Nogueira a Menezes, nenhum conseguiu um apoio interno maioritário e todos, mesmo no governo, sofreram um assalto generalizado dos que se consideravam excluídos. (…) Não deve existir hoje no PSD ninguém que não queira ajustar contas com alguém.»
Vasco Pulido Valente, in Público, de 23 de Maio de 2008

Piadas fáceis e deselegantes são fáceis de fazer, o humor só é bom quando é inteligente. O Hermam foi, o Ricardo Araújo P. é, outras vezes não, sinais dos tempos. Observo muitas vezes, mesmo entre amigos, a ofensa mútua, tão habituados que estão, nem o entendem assim. Considero a picardia saudável quando espicaça a mente, o resto, são tretas.

Ouvi há pouco a Tourada do Tordo/ Ary, pensei, será que os senhores cinzentos do regime gostavam de música? O Marcelo ou o Salazar, assistiam ao festival da canção, até faziam o lálálá antes de os mandar inventariar?

Lendo os outros


"Jorge Mendes & Scolari Ldtª e outras sucursais

Como se sabe 50% dos jogadores seleccionados por Luís Filipe Scolari são do Agente FIFA, Jorge Mendes, isto se retirarmos os respectivos guarda-redes. Também só um cego não vê que o nosso seleccionador tem mostrado um especial gosto por tudo o que é representado por este empresário. Sem querer dizer que foi uma injustiça Jorge Ribeiro ter sido seleccionado mesmo quando estava no desemprego, o certo é que nem todos se podem gabar de serem tão protegidos, muito mais quando sei que Jorge Mendes nunca quis assumir um vínculo contratual com o Boavista em relação a este jogador tendo dito sempre que após o europeu não lhe faltariam clubes. Só ele sabia que garantia tinha de que o seu jogador iria estar nesta grande montra com palco na Suíça e Áustria. Mas, esta promiscuidade entre seleccionador e Jorge Mendes vai muito mais longe. O Agente FIFA é proprietário de uma agência de markting e publicidade com o nome “POLARIS” e que possui os direitos de imagem da maior parte dos jogadores da selecção, nomeadamente de Scolari. Esta empresa é gerida por Barbara Vara (exactamente… filha de Armando Vara). Como toda a gente sabe, Armando Vara era administrador da Caixa Geral dos Depósitos e agora está no grupo BCP. Mas, na altura em que Vara ainda geria os dinheiros da nossa “Caixa” da qual sou fã obrigatoriamente, Luís Filipe Scolari deixou o BPN e passou também a ser fã da CGD recebendo por isso uma pequena fortuna. Mas, a nossa história não acaba aqui. Segundo confissão de Marco Caneira em entrevista ao “CM”, a razão da sua não convocação para o EURO pode estar ligada ao facto deste jogador se ter recusado a assinar contrato com a Polaris, assim como a de outros jogadores. De facto vivemos num país desavergonhado onde só mesmo os mais espertos têm autorização para se “governarem”. Jorge Mendes teve uma grande escola, principalmente quando começou a negociar com os Russos."
.
por BateBola, in 'Blog da Bola'

Tesourinhos por e-mail

«O famoso comentador da TV, Marcelo Rebelo de Sousa, seguia a bordo de um avião, de Lisboa para o Porto.
Ao seu lado, reparou num garoto de uns 10 anos, de óculos com ar sério e compenetrado.
Assim que o avião descolou, o garoto abriu um livro, mas Marcelo Rebelo de Sousa puxou conversa. - Ouvi dizer que o voo parece mais curto se conversarmos com o passageiro do lado.
Gostarias de conversar comigo? O garoto fechou calmamente o livro e respondeu: - Talvez seja interessante.
Qual o tema que o Sr. gostaria de discutir? - Ah, que tal política?
Achas que devemos reeleger Pedro Santana Lopes ou dar uma oportunidade a José Sócrates? O garoto suspirou e replicou: - Pode ser um bom tema, mas antes preciso de lhe fazer uma pergunta. - Então manda! - Encorajou Marcelo Rebelo de Sousa. - Os cavalos, as vacas e os cabritos comem a mesma coisa, certo?
Pasto, ervas, rações.
Concorda? -Sim. - Disse Marcelo Rebelo de Sousa. - No entanto, os cabritos excrementam bolinhas, as vacas largam placas de bosta e os cavalos grandes bolas...
Qual é a razão para isto? Marcelo Rebelo de Sousa pensou por alguns instantes, mas confessou que não sabia a resposta... E o garoto concluiu: - Então como é que o senhor se sente qualificado para discutir quem deve governar Portugal, se não entende de merda nenhuma?»

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Em dia de Corpo de Deus...



“O Verbo fez-se Carne e habitou entre nós”

(Jo 1, 14)

Corpo

Sentido, vivido, comungado…

Sangue

Essencial, vivencial, dado…


Poderá haver corpo sem Corpo? Sentir a humanidade que transparece a divindade dá a reposta imediata: não, não pode haver. O corpo isolado da Comunidade que sente, vive e comunga da realidade em cada pessoa é um corpo sozinho. A solidão, o afastamento, o desligar do outro, a superficialidade da vivência quer do próprio, quer do outro, está a tornar-se o marco do ocidente. Conseguirá o humano viver na plena solidão?

No entanto, mesmo que se esteja a tornar um marco, não é, a meu ver, um marco invencível. O Corpo vivido é, por mais que não se sinta, uma verdade no quotidiano. A partilha, a cumplicidade da amizade, a troca de experiências como o caminhar para a profundidade do outro permite que o Corpo se torne real. Pelo fazer e desfazer de laços que ajudam a ir mais além, o integrar da história vivida, o perdoar-se a si próprio…

Educados num racionalismo quase extremo, em que os afectos – a vivência da corporeidade, para ser mais específico – foram postos de lado, onde o sentir ou é para meninas, ou para os que não têm mais que fazer, nós humanos – de modo particular, os ocidentais – corremos o risco de ser objectos produtivos e não sujeitos de corpo e sangue vivificados. Em que cada qual comunga do Outro, dando o que é… Mesmo que seja o olhar, o toque, o grito, o limite, a doença, a vitória, o desejo, o sonho, a amizade, o amor, no fundo, a profundidade da humanidade, que revelam a subtileza da divindade quando dá… Do Seu Corpo e do Seu Sangue a que cada mulher e cada homem é convidado a participar…

A pala de Portugal


Há dez anos foi inaugurada a Expo 98. Um acontecimento que fez agitar as águas do marasmo nacional. Estava bom tempo, ao contrário de hoje. Entre os muitos pavilhões figurava a obra arrojada de um dos mais arrojados arquitectos portugueses, apreciado aqui e em toda a parte. O Pavilhão de Portugal, com a sua pala suspensa. Todos os outros edifícios importantes construidos para a Expo tiveram um destino, após o seu final. Menos o pavilhão de Siza Vieira que pelo Parque das Naçõs ali queda, triste, como um navio fantasma no meio dos oceanos.



Já teve alguns destinos previstos, até ser sede da presidência do governo, mas nada se decidiu. Podia ser um museu, ter abrigado a Colecção Berardo sem desvirtuar a finalidade do CCB. Podia. Mas não foi nem é. Nada. O Pavilhão de Portugal, com a sua pala que parece desafiar a utopia, poderia ser a imagem desejada do País. Mas tal como Portugal que desafiou, em tempos, o impossível, ficou parado no tempo das suas passadas glórias. Triste destino.

quarta-feira, 21 de maio de 2008


Beck o Magnifico no SuperBockSuperRock
y agora o anúncio dos Tindersticks na Zambujeira.

A sorte é, os Tindersticks num cenário da Zambujeira do Mar, deve ser para adormecer aquela malta toda já grogue. Não vale a pena. Embora... tenha visto a Bela Cibele e foi granda surpresa, muita bom (num palco pequeno).
Mais coisas boas, os Killers têm uma versão do Romeo and Juliet dos Dire Straits, MELHOR DO QUE O ORIGINAL!
Ouvi hoje de manha, na crónica de Bruno Nogueira, na TSF, ouvi a melhor descrição sobre a Dra. Maria José Morgado. Era qualquer coisa assim: Maria José Morgado parece ser uma pessoa normal como todas as outras, toma banho e tudo, mas quando vai à casa de banho pintar os olhos parece que vai acompanhada da Paula Rego!!!!!

Quando tanto sacrifico chega a ter graça

Pedro Santana Lopes, em entrevista à revista Sábado, à pergunta “É a política que precisa de si ou o senhor que precisa da política?”, PSL responde: “Estar no activo prejudica-me”.
Uma vez, no México, não sei bem onde, estávamos algures no Norte, em trânsito, um bus tinha-nos largado, era preciso esperar umas horas para apanhar um outro. Lembro-me que nessa terra comprei enganado uma maionese com forte sabor a lima e no calor, naquela tranquilidade que o Boss canta "like if we stood there long enough, the (dead) dog get up and run", aparece do nada, 4 ou 5 carrinhas de caixa aberta, pejadas de camponeses, a fazer campanha eleitoral. Do outro nada, surgem mais 4 ou 5, do cacique concorrente. Cruzaram-se à nossa frente, dois tugas a comer sandwiches de atum com maionese de lima. Aquela imagem ficou, das dezenas de camponeses ali a gritar, de certeza, nenhum queria estar ali.

Lembrei-me disto por nada, ou talvez pelo sistema de transporte "colectivo" nos países mais pobres, cabe sempre mais um, e qualquer carrinha de caixa aberta leva dezenas por tuta e meia!

Se dúvidas houvessem, enfrentamos uma crise energética.
É preciso encontrar alternativas.
Dividir para reinar. Começamos a rachar despesas, a viagem que antes bastavam 2, agora sem um mínimo de 4, já não sai! Pede-se emprestado ao pai a velhinha lambreta, recuperamos a bicla e principalmente, (é isto que eu persigo) deslocalizamo-nos, aproximamo-nos no espaço das coisas. Vou a pé para a praia e trabalho em casa!
A distância relativa já era, no tempo da crise energética o tempo ainda se torna mais caro. E o tempo, vence-se, instantaneamente com acesso à banda larga!

1 Mês sem ondas nas linhas!
Todos os dias, levanto-me e vou à janela ver o mar. Still!
Amanhã aventuramo-nos por terras do Jaime!
(Esta fotografia é qualquer coisa)
É fascinante este caso de Amor entre Oliveira e Agustina. Será que quando Agustina escreve, já o faz para Oliveira? Estou a esticar-me...

Glorioso


Sempre me irritou imenso a opinião geral - tornou-se um caso de estereótipo - acerca de Manoel de Oliveira. Distinguia a piada fácil acerca dos longos planos, da estupidez e falta de inteligência, de, quem não tem a capacidade para entender ou, tendo-a, não aprecia.



Sempre entendi o cinema de Oliveira, como um cinema de contemplação. E eu, que gosto de sentar-me perante algo belo, e deixar-me ficar, o cinema de Oliveira por vezes é fixe.



Não vi muitos filmes dele, mas penso conseguir distinguir o riso da caricatura, do riso do nacional bota-abaixo, da maledicência, do desprezar e desvalorizar, a inteligência e sucesso de outros. É sobretudo isto, que em Portugal, país demasiado pequeno para o talento, xateia!



Oliveira lá ganhou a Palma de Ouro em Cannes, num festival que sempre o acarinhou e compreendeu, o festival que é o nosso país, devido muito a esta inveja que nos atrofia, poucas vezes conseguiu ter 100 anos de glória como Oliveira.


Fixei no elogio, referirem a eterna capacidade de reinventar e arriscar.

Na plateia estavam grandes como Sean Penn ou Clint Eastwood.

Hoje acordei com esta música...

terça-feira, 20 de maio de 2008

Em vez de resposta na caixa de comentários...


[open yourself - Marcos Sobral; in olhares.com]

... fica em post pessoal e mais íntimo!



Morgado, M., João, Bruna, Luís, Vítor, e a tantos que de outras formas me manifesta(ra)m a sua simpatia... ;)

MUITO Obrigado... Para os que me conhecem, e sobretudo conhecem a minha sensibilidade, ler-vos é esboçar um sorriso de orelha a orelha.

De facto, sou feliz... Por tanto, pelo que vivo, pelo Amor que sinto, pelas pessoas que me rodeiam, por seguir em frente... Por sentir que posso dar o meu contributo a que outros também sejam felizes... Seja a dançar, a conversar, a dizer a cada um que me peça: "Aqui estou!" - tal como na oração que deixei...

Conto um segredo:

Há dias em que estou a rezar, seja no meu quarto, seja enquanto passeio, e vejo as pessoas que me rodeiam e as que desconheço. Quando rezo no quarto coloco diante de mim uma fotografia, de um artigo da "Pública" já com uns três anos, de uma anciã etíope... Não a conheço pessoalmente, mas aquele olhar revela-me um pouco da Humanidade... E olho, quando rezo na rua, os rostos das pessoas e penso: "Aqui está alguém com a sua história de vida, não sei se com mais ou menos alegria ou sofrimento, mais ou menos amada ou desprezada... Não me pertence, não sei quem é, mas a partir deste momento, contribui para que o meu respeito pela humanidade seja cada vez maior..." Isto faz com que lute pelo valor da dignidade humana, olhando, dentro dos meus limites, para cada pessoa como única e especial...

Mesmo correndo riscos - como por vezes acontece - de ser mal interpretado, gozado, até julgado, o Amor que sinto de Deus leva-me a perder o medo de ir em frente, até ao infinito, como revelador desse mesmo Amor.

De facto, não me considero naïf, um dos meus males por vezes é pensar muito no que me rodeia, por já ter sofrido, bem, no fundo por viver intensamente... E ser crente, para mim, é aprofundar de facto este Amor. Com todo o racionalismo que me pode circular, há algo que ninguém me tira, é a sensação de Amar e ser Amado com uma profundidade tal que só me permite, mesmo no meio da adversidade, que também tenho, dizer: Sou Feliz!

Obrigado meus Amigos... Por tudo, sobretudo por serem quem são!

(Bolas, estou emocionado...)!!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Lá voltam à "vaca fria"


Noticia o Portugal Diário que "Estudantes da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa entregaram esta segunda-feira um manifesto ao Presidente da República em que recordam que foi Cavaco Silva, enquanto primeiro-ministro, quem «introduziu as propinas», contribuindo assim para um ensino superior «elitizado», noticia a Lusa.

Como "elitizado"? O Ensino Superior não é já só para uma elite? Ou estão estes estudantes convencidos que se não existissem propinas, ou estas não tivessem que aumentar periodicamente face au aumento do custo de vida, todos os estudantes saídos do Secundário correriam para Universidades e Politécnicos? Sobre as propinas pensei que já estivéssemos falados. Mas os mesmos meninos que gastam nos copos num fim-de-semana quase tanto quanto pagam de propinas e vão de carrões para as aulas, ainda voltam à "vaca fria". Não há pachorra!

Nova Missão, nova morada...






... na minha vida!

A nossa formação, na Companhia de Jesus, até à Ordenação é longa. Primeiro o Noviciado, depois a Filosofia, segue-se o Magistério antes da Teologia… Estou a terminar a licenciatura em Filosofia, seguindo em frente nesta caminhada e vou para o Magistério…

[Gostaria de contar pessoalmente a cada pessoa amiga, pelo respeito que tenho pela Relação Humana, mas… na impossibilidade… deixo escrito neste canto internético…]

Escolhi esta fotografia por ser elucidativa da minha próxima Missão. Dou um salto mais para sul, não para Lisboa como a imagem de fundo na fotografia, mas para o nosso Colégio de Cernache, perto de Coimbra, dar aulas. E também continuar a formação na área da dança, tanto prática como teórica, como contributo na articulação entre a arte e a espiritualidade. O desfoque da fotografia também ajuda… Afinal, ir em missão, apesar de se saber algo concreto, também se vai em caminhada para a novidade que se avizinha…

Para me sentirem o pulso, partilho o que escrevi na oração após me ter sido confiada a Missão:



2007.Mai.17

Sou feliz! Estou mesmo contente pela missão que me é confiada.

Que sensação de entrega ao Outro... Aqui estou. Agora, de olhos fechados,

sinto-Te a me dar o escrito com o selo sagrado, com as Tuas mãos...

E vejo o Teu sorriso, e a minha vontade de me embalar nos Teus braços.

Aqui estou! E eis-me embalado nos braços do Amor.

Por tudo, sobretudo por Amar e ser Amado.

Senhor, Obrigado...

Aqui estou a ser +!

Quero ser +!


Procura-se director Editorial para a Sábado

A Sábado em 2 flashes:
I. Num artigo explica "Você é um totó!" e avança "se alguém chegar ao pé de si e lhe propõe um negócio milionário, você aceita, então é!"
II. Páginas à frente, vende as virtudes de um suplemento vitaminico, o Agel, vendido em pirâmide. A fazer um milionário por semana.

Já meio grogue, perguntei a um gajo com pinta de polícia à paisana "isso é um bastão ou um tripé?". Era um monopé. O mesmo que serviu para tirar esta foto.
Antes, um polícia perguntava a outro se podiamos atravessar a linha de comboio, disse-lhe "Epá, pára aí, temos aqui uma pronúncia do Norte!". O psp até estava bem disposto, "Por lá perto, sou de Viseu!". Mas não sabia onde é o Andanças, eu também não sei.

Grande Caminhada

Foi uma caminhada heroica, até subir à tribuna do Jamor.
Inesquecível será os 5-3 ao Benfica em Alvalade
e agora estes 2-0 ao Porto.
Bi-Campeões de Portugal!

O Ataque

Derlei e Yannick Djaló a obrigarem a grandes defesas do guarda-redes Nuno.
Mexida corajosa de Paulo Bento, troca médio por avançado, sai Abel e entra Tiuí.
2 golos do brasileiro, um deles em pontapé de bicicleta a levar o estádio à euforia total.
Enfim, meio estádio, a outra metade abandonava a equipa.
Assim se vê a classe portista, até casa ainda tiveram tempo de rebentar petardos dentro do próprio autocarro e destruir mais uma bomba de gasolina.

Mulheres à Arbitragem!

Fiquei com ao lado de mulheres, que com uma calma do outro mundo, iam-me fazendo o relato do que não vi. Nós homens exaltamo-nos em excesso, vemos mal, somos levados pela emoção e perdemos tempo a despejar a fúria no ar. Elas, estão ali, fieis ao seu espaço e ao coração, com a tranquilidade de mães! Mulheres à Arbitragem

Breves para não xatear o mundo

(1) Foi uma lição de táctica de Paulo Gomes ao Jesualdo, ao Porto, ao Mundo e a muitos adeptos, incluindo eu mesmo;
(2) O Sporting foi superior desde o primeiro minuto, exercendo pressão constante sobre a baliza do Porto, grandes defesas de Nuno, o guarda-redes portista.
(3) Cenário lindo no jamor, a ferradura do estádio a permitir a divisão perfeita entre azul e verde. A sorte do nosso lado, assisti a 3 golos à minha frente!
(4) Antes do jogo, cheguei a comentar "a equipa do fêcêpê mete medo!". Soubemos anular esse medo, dos 3 magnificos: a classe de Lucho anulada por Veloso, Lisandro desinspirado e sem espaço, Quaresma a acusar o respeito à casa mãe.
(5) Grande jogo de Pipi Romagnoli, a classe de Izmailov, Miguel Veloso (de saída para Inglaterra), e a defesa comandada por Polga. João Moutinho em quebra fisica e alvo preferêncial da ofensiva portista, até um soco levou de Fucile.
(6) Desgraça da arbitragem, só não estragou um grande jogo porque fomos superiores. Se tivessemos perdido, teria sido a derrota mais injusta da década. 1 golo mal anulado, demasiado brando nos cartões e depois a mostrar dureza; um penalty por assinalar ou não (parece-me que não - a claque azul nem se manifestou); simulações de faltas dos azuis em excesso e uma porradinha nas costas do árbitro; porrada em campo e o árbitro de férias; apito para intervalo aos 6´do prolongamento; festival de erros...
(7) Ainda ouvi que Sócrates ia levar com a vaia do século, mas o homem ou não estava lá ou anda tudo muito contente com ele.

O leão mostra a sua raça!! (2)

O leão mostra a sua raça!! (1)

sábado, 17 de maio de 2008

Estórias...




[Uma amiga especial enviou-me este texto de José Luís Peixoto...

...respondi-lhe com o que está abaixo...]


"Não há manhãs para reviver, sei-o hoje. Não se podem construir dias novos sobre manhãs que se recordam. Inventei-te talvez, partindo de uma estrela como todas estas. Quis ter uma estrela e dar-lhe as manhãs de Julho. As grandes manhãs de Julho diante de casa e a minha mãe a acabar o almoço bom e o meu pai a chegar e a ralhar, sem ser a sério, por o almoço não estar pronto e eu sentado na terra, talvez a fazer um barroco, talvez a brincar com o cavalo de cartão. Tive um cavalo de cartão. Nunca te contei, pouco te contei, mas tive um cavalo de cartão. Brincava com ele e era bonito. Gostava muito dele. Tanto. Tanto. Tanto. Quando o meu pai mo trouxe, dentro de um embrulho verdadeiro, e comecei a desatar as guitas, queria abri-lo depressa; quando o vi, as pequenas orelhas levantadas, os olhos brilhantes, parei-me à frente dele. Foi o meu país durante uma semana, acreditas?; aquele cavalo singelo de cartão foi o meu país durante uma semana. Mas num sábado deixei-o na rua. O meu pai chamou-me para uma coisa, a minha mãe chamou-me para uma coisa e esqueci-me. Acreditas?, esqueci-me do meu cavalo de cartão no quintal, como foi possível?, como não me lembrei?, como é que as pessoas esquecem assim o que prezam?, esqueci-me do cavalo de cartão no quintal, como pude dormir?, como pude assentar os lençóis sobre a respiração e dormir?, como pude simplesmente dormir?, esqueci-me do cavalo de cartão no quintal, acreditas?

E nessa noite choveu.

No domingo de manhã, acordei com um relâmpago espetado no olhar e um trovão a ressoar no peito, o cavalo de cartão?, o meu cavalo de cartão?, corri para o quintal, atravessei a cozinha em cuecas e com a camisa interior, corri e, descalço, entre as poças de água limpa e a terra húmida e as folhas das árvores a segurarem gotas suspensas no ar, no quintal, o cavalo de cartão estava onde o deixara. Um monte amorfo de pasta de papel, onde se distinguiam dois olhos tristes de diamante, a tinta desbotada a pintar o chão e as pedras. Ajoelhei-me sobre ele e chorei. Aquela manhã. Chorei. Foi o meu pai que me tirou de lá.

Para ti, para o nosso filho, para mim, quis um cavalo de cartão, sem a chuva. Um idílio impossível, sem a culpa que não se pode evitar. A culpa que tu e eu não tivemos. A condenação certa por existirmos. Conforme um precipício no fim de uma corrida: os corredores a terem de vencer e a meta a ser a linha de um precipício. Ou uma faca suspensa sobre nós, uma faca que se nos enterra nas costas a qualquer instante, sem motivo, uma faca que às vezes olhamos e sabemos que está lá pronta a cair e que vai cair, a qualquer instante, sem motivo. Uma faca enterrada nas costas, para sofrermos ou nos levar sofrendo. Não escolhi este destino. Escolhi estradas desconfiando que todas eram a mesma. E todas eram a mesma."


José Luís Peixoto, Nenhum Olhar

M...

Com o que me envias pergunto? Que estradas surgem então para caminharmos? Facilmente me surge no pensamento a estrada da própria vida, remetida para a certeza de que somos em caminho. Não será, esta, uma resposta demasiado fácil? Talvez, dependendo de como encaro(amos) a vida. A vida se for banal a resposta é tornada ela mesmo fácil, até mesmo um facilitismo de uma rapidez de quem não quer ir mais além que a própria banalidade do respirar, simplesmente... No entanto, na profundidade exigida pelo sim diário que acontece no nosso coração, deixamos que o cavalo de cartão não adormeça aqui ou ali, mas esteja situado, mais, incorporado nas entranhas mais fundas do ser. Assim, a estrada ganha um outro contorno e todas as estradas passam a ser uma com as implicações que tenho contigo, com aquele que está ali a passar na sua estrada, no fundo o outro que me interpela a comunicar. Comungando da Vida, não na simples respiração, mas no acto de assimilar(-te) o ar que já não é de ninguém em particular, mas nosso, sim, nosso... Respiramos o mesmo, o infinito que acontece porque não conseguimos ser medíocres... Simplórios até... Não, vamos ao ínfimo do que podemos... Afinal, a verdade desenha-se com os passos dados. O que é o passado sem o olhar para o futuro? E o que sou eu, perdido na culpa que não é minha? Sim, se sou porque sou, trago a vida já não no baloiçar do cavalo de madeira, nem na fragilidade do de cartão, mas na segurança do Amor que não é matéria, mas de uma transcendência apenas permitida à carne que se deixa viver, dando-se...

Sim, choro diante do esquecimento de algo - ou alguém - especial. Como não o poderia fazer? Como se quem faz parte se apartasse. O meu olhar fica tremido diante do desbotar que nunca desejei, mas que acontece sem dar conta e sem que possa impedir... Mas a cor deixada na terra pode vivificar se alimentar o sonho mais profundo com toda a intensidade que me pode caracterizar... E as tais gotas, que (me) amachucaram, dão vigorosidade e com as lágrimas confundidas, tornam-se elas mesmas fonte de alimento para a transfiguração da Vida que partiu, mas que nunca deixará de ser... Porque o Amor não permite a morte, apenas que o rosto deixe de ser limitado, para ser pleno... E mesmo na dor, no rasgar do desespero como ponta do finito que ainda resta, a semente germina e dá fruto, porque Ele a quer mais perto de si...

Com o meu beijinho voador... De quem te/vos pensa e reza...




Calimero

PSL diz, sem corar, que a culpa do Governo dele ter caído foi de MFL porque, se tivesse dito na altura que o defice já não era prioridade, tinha-lhe dado razão quando ele anunciou o fim da crise e Jorge Sampaio tinha-se inibido de o demitir...
It was an injustice, it was!!!.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Peregrinação


Milhares de pessoas reunidas sobre um mesmo goal, a euforia que se instala num estádio, o climax do golo.
Domingo, estou pelo Estádio Nacional, desta vez no meio da Juve Leo. Não vou fazer qualquer estudo, foi a única forma de arranjar bilhete.

VENDE-SE

Já que temos aqui este tempo de antena, aproveito para dizer que tenho o meu carro à venda. Se souberem de alguém que queira um SMART Roadster de 2004, em bom estado de conservação, por 11.000 Euros, por favor passem os meus contatos. As revisões foram sempre feitas na Mercedes. O carro tem ar condicionado e um sistema de som que, não sendo tunning, não envergonha nada! Não é full extras mas também não é um modelo básico. Tem 61 cavalos (mas parecem muito mais) e 698cc. A caixa é automática e o combustível é gasolina. O meu SMART nunca me deixou ficar mal mas, objectivamente, eu deixei de ter tempo para ele pelo que prefiro vendê-lo a deixá-lo parado à porta de casa.
Não páro de apanhar porrada por causa da frase infeliz do umbigo. Tinha escrito um texto a explicar, mas desisti, apercebi-me de algo grave.

Neste momento, em pleno século XXI, condena-se que nos EUA haja estados que rejeitam a teoria da evolução de Darwin*, mas, em relação a Fátima, a reacção é de, não sei, peço ajuda?
Gostava que me explicassem os fundamentos de isto tudo e qual, a mensagem de Fátima? Obviamente, à luz de tudo o que sabemos hoje, a religião e o fanatismo religioso, a história europeia, a ciência, o aproveitamento de uma e da outra pelo Homem, pelos Estados, pelos Governos.
O que se sente por lá, julgo perceber, chama-se energia. Tudo no Universo, sabe-se hoje, é energia. Chegará o dia, em que o Homem conseguirá explicá-lo. O mais próximo que alguém chegou, foram os chineses, é lá que a maioria dos cientistas ocidentais, estão ir buscar hoje o saber, para recuperar o tempo perdido.
*Sabe-se hoje também, que a Teoria da Evolução de Darwin, tem vários erros. Há ramos hoje, que se distanciam, quase radicalmente, de Darwin, mas isto são outras histórias.

De amor e outros demónios

Cartagena das Indias, Colombia
Sierva Maria Todos los Ángeles, numa visita a um mercado, acompanhada pela criada, é mordida por um cão com raiva. Num tempo ainda consumido pela dúvida e pelo medo, a coincidência de um eclipse lunar, precipita a imaginação e superstição popular. Julgada possuída por demónios, Sierva Maria Todos los Ángeles é encarcerada num mosteiro e sujeita a exorcismos, até à morte. Pelo meio, há claro, um episódio de amor, proíbido, o padre chamado para a exorcizar, apaixona-se por ela, sinal ainda maior da presença do diabo!
O livro é de Gabriel Garcia Marquez.
A história tem um fundo verídico.
Também Shakespeare usou fonte semelhante, desta vez inspirou-se em Verona, Romeu e Julieta. Pensei que tudo era ficção, mas eles andaram por aí.

Série Músicas que arrepiam XXXIX


Beatriz
(Maria João & Mário Laginha)

Em bom!


“Há pessoas que herdam casas. Outras herdam quadros ou arcos de violino com seguros astronómicos ou um tansu japonês ou até um nome famoso. Eu herdei um gene recessivo no meu quinto cromossoma e umas pérolas de família muito, muito raras. Quase tão raras como a minha genealogia.”
.
.
Inaugurou ontem, na Galeria Filomena Soares, em Lisboa a exposição individual de Vasco Araújo. Mesmo que não se possa comprar (e não pode porque está quase tudo vendido!), vale a pena a visita.

Hoje acordei com esta música :)

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Lendo os outros

"O Comandante é um menino

O Primeiro-ministro e o Ministro da Economia fumaram a bordo de um avião da TAP. Não interessa se é fretado ou se é uma ligação comercial. Interessa que fumaram onde não se pode fumar. E onde não se pode fumar por razões de segurança. Razões de segurança que são mais relevantes que as razões de saúde invocadas na Lei do Tabaco, que regula o fumo no solo.
Quanto a mim, os governantes não estiveram mal. Apeteceu-lhes fumar, fumaram. Fizeram bem. Quem esteve mal foi o Comandante da TAP, que não teve os aéreos tomates no sítio para vir à cabina dizer, enquanto apagava o cigarro de Manuel Pinho na cabeça do Ministro da Economia: «Olha Sócrates… queres fumar, vais fumar na rua, que eu abro-te a porta. Resolvo o problema neste voo e no país.»"

Por JCS in Lobi do Chá

O que mudou depois do voo de Sócrates à Venezuela

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Pinto da Costa

Na Assembleia da República para se reunir com deputados portistas.
Suspenso por 2 anos de funções desportivas.
No Tribunal de Gondomar, para acariação com Carolina Salgado no processo Apito Dourado.
Adeptos do FCPorto sobre vigilância cerrada. Na última visita ao tribunal, fez-se escoltar por elementos da claque portista, muitos deles, com processos e cadastro pesados no canastro.
Responde com piadas, quando interpelado sobre os casos em tribunal: a juízes, a jornalistas, ao país.
O Presidente com mais anos no activo e com maior palmarés, não sabemos é onde acaba a qualidade do homem enquanto gestor e começa a de, enquanto bandido.
É isto tudo. O mais interessante é, esta permanente afronta ao sistema, com a conivência deste, os deputados recebem-no na AR?

Fé, fezadas e afins...

Estava a escrever um comentário no "Acto de Contrição" do Morgado e eis que se apagou, então decidi escrever um post...


Quando li a tal frase também fiquei um pouco incomodado. Tentei ver o que poderia estar por detrás, tendo em conta que poderia estar - como está, pela rectificação do Morgado - algo mais que não foi explicado. No entanto, afirmações, assim a seco, podem ser perigosas já que o universo de pessoas que se dirigem a Fátima é muito vasto. Diria mesmo, um local de encontro da riqueza humana. Claro, que fico incomodado, de igual forma, com muito do que lá se vê, mas isso passa por uma difícil, complexa, formação e alteração de mentalidade cultural que terá de acontecer. A nova igreja já é um bom e grande passo (espero que a mensagem comece a ser recebida e transmitida)...

Mas na linha da fé... A fé mobiliza. Seja ela religiosa, seja ela futebolística, seja ela partidária... Há uma crença de fundo quase inexplicável. No entanto, a fé religiosa, quando bem vivida, leva o ser humano mais longe. Talvez porque leva ao questionamento, ao não querer ficar submetido ao que está, e impele a mais... As outras exemplificadas também poderão levar o ser humano mais longe, mas não o conseguirão levar à dimensão transcendental que a Vida, em si, comporta. Pode-se ter fé no jogador ou na táctica, até mesmo neste ou naquele candidato, mas não se consegue ir mais além que a simples relação com o humano. Agora a Fé, mais do que uma confiança, é um estado de vivência interior que eleva o humano à divinização com todos os outros, em que, sem dúvida, entra o campo do perdão, do respeito, da integridade - não simplesmente moral, mas totalizante - do Humano. Daí que a mensagem divina, seja uma mensagem de Vida e não meramente doutrinal.

Infelizmente na dimensão do religioso há muita confusão. Misturam-se mitologias, com crenças religiosas... Misturam-se medos, receios, com temor e respeito pelo Sagrado... E, depois, há uma tentativa ultra-racionalista de se explicar algo - ou alguém - que é mais do que a razão humana.

Para se viver isto há a surgir mais que um diálogo, aquilo que Gadamer designa por fusão de horizontes. De forma bastante simples, passa por uma escuta atenta do outro, numa atitude comunicativa, não rejeitando à partida o que ele me diz ou é, mas tentando ir ao fundo do que me possa dar. Porque a pessoa, tal como podemos encontrar no campo da Fé, tem uma história que, em si, tem algo para dizer, mesmo que mínimo...

Recordo a última parte da citação também de Gadamer que coloquei no meu último post: Precisamente através da nossa finitude, da particularidade da nossa essência, é que se detecta toda a variedade de linguagens e o diálogo infinito abre-se na direcção da verdade que somos. Somos, e não é sou. Não há nenhum ser humano, que possa dizer, eu tenho a verdade... E no campo da fé, isto é muito importante.

Morgado da minha parte fica com o meu Abraço pelo teu Acto de Contrição. Com a vontade de uma conversa...


O Público comete erro crasso e compromete a sua credibilidade, ao fazer manchete com o caso de Sócrates e Pinho fumarem no avião e, consultar constitucionalistas para avaliarem a coisa. Estes também não ficam muito bem na fotografia, não têm mais nada para fazer com certeza. É tudo muito pobre.

Acto de Contrição

Não vejo a fé, no fenomeno de Fátima, como sinal ou prova de Fé em Deus,
são coisas distintas. Distingo ainda, a mensagem de Cristo desta figura a que se resolveu chamar Deus.
Admiro outra coisa, à força de se acreditar, conseguem-se coisas incriveis.
Por último, a minha frase é infeliz, porque não a expliquei sequer.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Porque não recordar o pentecostes,...

... em que as línguas de fogo abriram para novas linguagens?

Quanto melhor conhecermos a língua, menos notório é esse desvio em relação à nossa língua materna e unicamente porque nunca conhecemos suficientemente bem as línguas estrangeiras é que temos esta sensação. Mas, não obstante, já se está a falar, mesmo que seja um falar hesitante, pois a hesitação é a obstrução de um desejo de falar e abre-se, assim, ao domínio infinito da expressão possível. Qualquer linguagem em que vivermos é infinita neste sentido, e será perfeitamente absurdo inferir que a razão está fragmentada porque existem várias linguagens. Sucede exactamente o inverso. Precisamente através da nossa finitude, da particularidade da nossa essência, é que se detecta toda a variedade de linguagens e o diálogo infinito abre-se na direcção da verdade que somos.


Hans-George Gadamer