quarta-feira, 31 de maio de 2006


Um rapaz recolhe embalagens de plástico e outros materiais para revenda na lixeira de Stung Mean Chey, em Phnom Penh, no Cambdoja, onde a maioria das pessoas ganha cerca de um euro por dia. As crianças de famílias pobres são obrigadas a trabalhar e não vão à escola. O Dia Mundial da Criança assinala-se amanhã
No Cambodja aprendi a relativizar tudo, tudo tem solução, excepto a morte. Fiquei na residencial Lovely, dirigida por um monge de 24 anos, por lá passavam outros cambodjanos, viviam sempre juntos. Todas as noites reuniamo-nos à conversa até tarde, riamos e fumávamos. Soubemos que todos eram orfãos. Os guerrilheiros ou Pol Plot com o Cambodja dizimaram também pais, irmãos, tios, familia... diziam sempre keep smilling Miguel
Ganhei um vicío aí também, o de despedir-me com um Boa Sorte
Questões de propriedade. É privada. É minha. Ninguém entra.
Enquanto isso, o Guincho, parte do Parque Natural Sintra Cascais, ardia.
Quem viu, chorou.
"Estão a invadir a minha propriedade e a levar os meus bens. Estamos num Estado de malandragem, as autoridades estão do lado dos bandidos e não há nada a fazer" o dn cita Miguel Champallimaud
I guess I was born,
naturally born,
born bad
De Natural Born Killers, na voz de Juliette Lewis
"ilegal foi o conjunto de actos feitos junto ao Cabo Raso, que careciam de apreciação prévia e mesmo assim nunca teriam sido aprovados, como a abertura de valas em zonas de domínio público, arranque de vegetação e de espécies endémicas sensíveis e a colocação de vedação e sinalização chocante". o dn cita o director do Parque Natural Sintra Cascais
Recebi um daqueles mails com bacuradas estudantis, no meio esta visão:

O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades.

terça-feira, 30 de maio de 2006

É mesmo muito bom!


Eu já tinha chamado vagamente a atenção aqui. Mas nos últimos dias em que tenho ouvido com mais cuidado, dei-me conta que La Vie en Rose é mesmo um dos melhores cd's que se fez em Portugal nos últimos tempos. Se puderem ouçam. Vale MESMO a pena!
Pode saber mais aqui.
Não é fácil cantar este Wagner e, sendo a única forma de assistir a esta maravilha toda, desculpamos qualquer coisa, até podia ser com a saudosa Natália de Andrade.
A orquestra de São Carlos está a precisar de um Jonh Travolta, não para os pôr a dançar mas para lhes dar uma injecção de adrenalina.
"A encenação vem assinada por Graham Vick, um dos grandes encenadores de ópera contemporâneos. "Radical", "arrojado" e "surpreendente" são os adjectivos que costumam vir associados ao seu nome. " in Publico
Radical é o Loge de óculos escuros e tenis, a deusa da juventude Freia de louro platinado e os nibelungos vestidos como o agent smith.
Um duende em São Carlos com um falo de elefante não deixa de ser Arrojado
Surpreendente é o mau gosto. Não é que o senhor seja mau, ele até tem ideias giras, mas quando lhes dá a volta, o resultado consegue ser pior do que uma viagem na montanha russa imediatamente após a ingestão de uma sardinhada.
Há cerca de 30 anos que a tetralogia do Anel de Nibelungo não era representado em São Carlos, não tinha feito grande mal se esperássemos mais um anito ou dois.
Wagner que não conheceu Marilyn nem DiMaggio, que não viu o Matrix nem soube o que é um missil, teria de ser muito à frente e ter uma mente de gosto duvidoso para achar piada à encenação deste O Ouro do Reno que passa por São Carlos.

segunda-feira, 29 de maio de 2006

E ousaram
- aventura a mais incrível -
viver a inteireza do possível
excerto de Sophia

sábado, 27 de maio de 2006

Invejar o amor

As duas lontras do Oceanário dormiam
com as cabeças juntas como peças de puzzle
entrelaçadas por uma longa alga
para que na corrente não se separem


Milhões de pessoas, as cidades cada vez mais longe dos campos e o produto para ser vendável com um aspecto fresco
do campo à prateleira do supermercado, é sujeito a pesticidas, é apanhado antes do tempo, passa por processos de polimento e amadurecimento e retardadores de envelhecimento ...

Cada vez menos Defesa do consumidor

a embalagem embaciada (os legumes respiram?) e procuro a data, uma qualquer, validade ou de embalagem. Pergunto à senhora fardada que arrumava a fruta.

- não devia haver aqui uma data?
- agora só se for um produto cortado é que leva data, como os cogumelos, os bróculos não. O cliente é que tem de adivinhar se o produto tá bom. E nós também. Nova lei eu também não sabia.
Achei que não valia a pena continuar. Na caixa deram mais uma dica.
-Também se o produto é estrangeiro tem de ter uma etiqueta em tugês.
Curtia reclamar com alguém sobre esta ideia espantosa.

Pendurado

O Edgar entrou no supermercado à minha frente, reconheci-o pelo corte de cabelo e pelo equipamento do sporting, tudo igual. Também foi o primeiro Edgar que conheci, tal como o primeiro Telmo, o primeiro Ruben, ... , não os esqueci. Era uma daquelas figuras da turma do secundário, péssimo estudante, cromo da bola. Nem sequer falava muito com ele, mas ia curtir cumprimentá-lo, estava igual o gajo. Quando o encontro de frente, já de sorriso e quase a mão estendida a encenar um "Tás igual! Tás bom..." este tipo, que agora parecia um rocker da velha guarda, confundindo o elixir da juventude com a manutenção da farta cabeleira preta, vira-me a cara...

quinta-feira, 25 de maio de 2006

Humor Negro

Depois de uma aterragem pacífica no aeroporto do Porto, dei-me pela primeira vez conta da imensa ironia de porem a um aeroporto o nome de um Homem que morreu num acidente de aviação...

quarta-feira, 24 de maio de 2006

By appointment of Kashmir

Quando te encontrar meu amor
Percorreremos juntos a Rota da Seda

Poema

O domingo era uma coisa pequena.
Uma coisa tão pequena
que cabia inteirinha nos teus olhos.
Nas tuas mãos
estavam os montes e os rios
e as nuvens.
Mas as rosas,
as rosas estavam na tua boca.
Eugénio de Andrade

in Starfish by Antony

It's true I always wanted love to be Hurtful
And it's true I always wanted love to be
Filled with pain
And bruises

Snobismo made in fiordes do N da Europa

Somos o único país no mundo cujo principal manjar e simbolo nacional, o Bacalhau, é Importado.

Portugal Snob

Podia ser um dos galos do P. mas é o que temos. Reclama-se que Portugal está fora da rota dos grandes eventos artisticos, mas confundem mediatismo com virtuosidade. Ontem, perante uma sala meio vazia no CCB, nós os poucos, assistiamos em assombro à música barroca pela Baroque Orchestra Tafelmusik composta para as metamorfoses de Ovídio na voz do actor Manuel Wiborg. ... vale por 50 Pavarotis e, pasme-se, não falo do burro.

segunda-feira, 22 de maio de 2006

Choque psicológico

Zapping dos Donos da Bola para a sic, telenovela - há anos que não via a brasileira Glória Pires, beleza entre Jodie Foster e a Julianne Moore. Na 2 a poderosa e humorada publicidade ao uso do preservativo. Na 1 algo que não é de todo passivo de ser preservado. Aquele senhor mal educado casado com a Bárbara e pai do Diniz ou do Martim, a quem interessa... discute-se no prós e contras o seu livro, ele, a campanha. Andou Afonso a bater na mãe para isto...

Ele está de volta!



Mal posso esperar! Enquanto não estreia, vamos vendo a "traila"...

No Diário Digital "CDS/PP promete ministro do Turismo caso volte ao poder"

A ideia que os sucessivos governos têm daquele que é o sector com maior capacidade de crescimento e claras vantagens competitivas é:
Vamos é trabalhar e deixar de fazer Turismo.
Então... é mais bolos!

Partilhas...


Elementar


Engenhosa a equipa de design da google. Desta vez ao serviço de Sir Arthur Conan Doyle. Com Sherlock Holmes vem à memória toda a galeria de personagens criada por Agatha Christie. Se na tv preferia o Sherlock nos livros sempre me diverti mais com o pequeno detective belga com cabeça de ovo, a velha miss Marple e o louco casal Tommy and Tupence.

Eternal Sunshine of a spotless mind

Logo de início sabemos que vamos assistir à recriação do amor (Beck canta-o). O argumento brinca com a possibilidade de apagarmos da memória um acontecimento e tudo a ele associado. Afinal retiraram do mapa apenas a pessoa e não o que nos fez amá-la. Depois, bem... depois vemos que não conseguiremos rasgar da mente o que sabemos de cor. Jim Carrey e Kate Winslet vivem entre a angústia do passado e o amor a acontecer... de novo. Há quem não reconheça Jim Carrey como um dos melhores actores no activo, fazem mal! Neste filme nada fugiu da perfeição.
Anistropia recorda The eternal sunshine of a spotless mind. Logo no genérico, Beck recria Everybody's Gotta learn Sometimes, uma moribunda canção que ainda habita as águas do Oceano Pacifico.

Surpresa idêntica quando Bowie aparece a recriar, também no genérico, do Moullin Rouge o Nature Boy.

Eternal sunshine

By appointment of Anistropia
esta pequena maravilha
Com este rapaz, músico, compositor, cantor entre o genial e o divino, de estética musical paranoica e irrequieta pus em causa as leis do amor.

sexta-feira, 19 de maio de 2006

Regarding T's post (II)



É tão estranho sermos estranhos! Mas somos seres estranhos... Há quem chore com coisas banais. Há quem não repare nos pormenores. Há quem ligue aos cheiros. Há quem esteja atento aos sinais dos tempos. Há quem ri à gargalhada com uma simples piada. E a lista seria interminável... Uma multipicidade de gente estranha. Única e especial.

Regarding T´s post

Conheço alguém que sempre que vê algo que o estimule, Sorri. Conta que se está sozinho, se calha repararem nele, as pessoas o olham com ar estranho. Sophia, que adorava andar por Lisboa também tinha gestos que pareciam loucura quando exaltante chamava a atenção de quem passava para uma janela com vista para alguma coisa.

Num outro olhar, o tal do polícia de bigode e tudo, já não é tão comum o próximo interessar-se por alguém. Já podes cair fulminado no meio da rua que talvez ninguém te ligue puto.

quinta-feira, 18 de maio de 2006

Nem tudo o que parece é

Já não se pode fazer o que se quer. Ontem, vindo do médico e com o carro estacionado no parque perto de um jardim, decido que devia cheirar relva, era já fim de dia e a possibilidade de alguém me ver nesses preparos seria pouco e estava-me mesmo a apetecer sentir o cheiro da relva. Penso eu que o ar será mais puro mesmo à “saída” da relva.
E é então que eu de joelhos e a cheirar relva, sinto alguém a querer meter conversa comigo. Penso eu: Fui apanhado, agora vão pensar que estou louco ou coisa assim.” E tenho atrás de mim, um agente da autoridade, com bigode e tudo, com um ar muito preocupado que me diz:
- Está tudo bem consigo? Sente-se bem, está bem disposto?
Respondo eu:
- Tudo ok, sim senhor. Estou apenas no chão a cheirar relva!
- OK, desculpe, mas como está no chão pensei que se pudesse estar a sentir mal.
Primeiro pensei grande polícia que se preocupa com as pessoas que estão no chão, mas depois pensei que já não se pode fazer o que se quer sem que tenhamos alguém a fazer perguntas. Sei que cheirar relva pode não ser das coisas mais comuns, mas dai a concluir que me estou a sentir mal e que sou louco vai uma grande distância.

quarta-feira, 17 de maio de 2006

Campanha Mundial 2006 *

1º dia
Apresentação da farda oficial da selecção
Modelos Cristiano Ronaldo e Figo
2º dia
Descanso com ida ao SPA e visita ao Zoo de Lx onde os jogadores apadrinharão um animal. O Figo dará uma moeda ao elefante.
3º dia
Jantar na Adega do campo Grande para apresentação à imprensa desportiva
4º dia
Descanso
5º dia
Jantar na Bica para apresentação à restante imprensa
6º dia
Descanso
7º dia
Jantar no Eleven para apresentação aos patrocinadores
8º dia
Descanso com permissão da visita das mulheres, namoradas e outros
9º dia
Treino com Simulação da final, os jogadores vão tentar ordeiramente formar uma fila para receber a taça
10º dia
Discussão com o advogado do SJSVM dos prémios de jogo, quartos e restantes condições
11º dia
Scolari perde a pachorra e obriga a equipa a um mano a mano, afinal querem jogar ou participar num espectáculo montado pelo La feria?
12º dia
Mini treino de manhã para avaliar condições do relvado
13º dia
Ida a Fátima
14º dia
Dispensa de Ronaldo. Reunião com a Leitão&filhos para escolha dos brincos a usar em cada um dos jogos.
15º dia
Patuscada e arraial antecipando os Santos Populares
16º dia
Ressaca
17º dia - 20º dia
Treinos
21º dia
Comparência no aeroporto da Portela às 5h am. Transfer do hotel incluído.
22º dia - 24º
Adaptação às condições do terreno
25º dia
Mundial e poisje 1ª birra do Figo
SJSVM - Sindicato de Jogadores da Selecção que Vai ao Mundial
* ficção com base no facto real do primeiro dia

Penélope de Ulisses que terá passado por Lisboa e baptizado com o seu nome

mais do que um sonho: comoção!
sinto-me tonto, enternecido,
quando, de noite, as minhas mãos
são o teu único vestido.
e recompões com essa veste,
que eu, sem saber, tinha tecido,
todo o pudor que desfizeste como uma teia sem sentido;
todo o pudor que desfizeste
a meu pedido.

mas nesse manto que desfias,
e que depois voltas a pôr,
eu reconheço os melhores dias
do nosso amor.
o Erotismo de David Mourão-Ferreira

Crepúsculo

É quando um espelho, no quarto,
se enfastia;
Quando a noite se destaca
da cortina;
Quando a carne tem o travo
da saliva,
e a saliva sabe a carne
dissolvida;
Quando a força de vontade
ressuscita;
Quando o pé sobre o sapato
se equilibra...
E quando às sete da tarde
morre o dia
- que dentro de nossas almas
se ilumina,
com luz lívida, a palavra
despedida.
still David Mourão-Ferreira
Nós temos cinco sentidos.
São dois pares e meio de asas.
- Como quereis o equilibrio?

David Mourão-Ferreira

I don´t know what I can save you from

"I slowly tried to bring back

our image from the memories so old"
by KoC
Acordar do regresso ao passado, quando em grupo tentávamos entender e dedilhar à guitarra a simplicidade dos acordes de Comes as you are dos Nirvana.

Envelhecer rápido

Numa típica conversa de quem se conheceu quase na hora, vêm as inevitáveis perguntas:
- Quantos anos tens?
- Quantos anos me dás?
- Não sei, mas para ai uns 25, 26 anos no máximo, dos máximos.
E eu todo contente, quase que por magia fiquei mais jovem. E eis se não quando uma voz vinda lá do fundo do jardim grita:
- TTTTTTTTTTIIIIIIIIIIOOOOOOOOOOO!!!!
E eu a fazer de conta que toda aquela gritaria não era comigo, tio não podia ser com certeza para mim.
- MÃE, O TIO NÃO ME ESTÁ A OUVIR. TTTTTTTTTTTTIIIIIIIIIIIIIIIIIIIOOOOOOOOOOO.
Desta vez ainda mais alto.
Voltando à conversa da idade:
- Desculpa 25, 26 anos não, mas para ai uns 30 acho que sim.
E como de repente ficamos muito mais velhos….

terça-feira, 16 de maio de 2006

Fé, esperança, amor, confiança, tudo isso e ainda mais nesta selecção.
Lembrar a dificuldade bastante superior à do europeu, Portugal tem maus resultados quando o indíce de confiança é elevado.
Scolari terá feito deste bando de irredutiveis mal comportados uma Equipa, resta saber se lhes acrescentou alguma inteligência emocional para estarem à altura dos perigos que vão encontrar.

Selecção Natural

Entendo o Quaresma ter ficado de fora do mundial num
sentido de Fortalecer
para Vencer
o Europeu de sub-21

Ecce homo

Um prisioneiro ameaça matar um refém
numa prisão brasileira no estado do Paraná

Desbaratamos deuses, procurando
Um que nos satisfaça ou justifique.
Desbaratamos esperança, imaginando
Uma causa maior que nos explique.

Pensando nos secamos e perdemos
Esta força selvagem e secreta,
Esta semente agreste que trazemos
E gera heróis e homens e poetas.

Pois Deuses somos nós. Deuses do fogo
Malhando-nos a carne, até que em brasa
Nossos sexos furiosos se confundam,

Nossos corpos pensantes se entrelacem
E sangue, raiva, desespero ou asa,
Os filhos que tivermos forem nossos.

José Carlos Ary dos Santos


O Tony Carreira depois de mais um lifting e um álbum igual aos anteriores, esgotou mais uma vez o pavilhão Atlântico. Na reportagem televisiva aparece de mão dada um casal, vestidos a rigor casamentis, vinham do altar, nas alianças gravaram o título de uma das suas músicas. Uma senhora com idade para ter juízo dizia que sonhava com ser mãe dele. Outras histéricas corriam pelas escadas driblando os 15 secs de fama da televisão. Apesar de ser do piorio consegue exaltar o coração de alguns milhares. Quando vejo estas coisas apercebo-me que há realmente na sociedade espaço para tudo, agora, não me peçam para o aturar.
Estava condenado de início, qualquer projecto que o Tarantino se envolva extra trabalho pessoal, acaba por sair das linhas normais de avaliação, situamo-nos apenas no lado esquerdo da tabela, o que vai de mediocre a evitar a tudo o custo. Neste Hostel não há nada de bom. Nem quando o que queremos ver saiu de cartaz e o Santini está fechado.

segunda-feira, 15 de maio de 2006

pensei que a especialidade dele era mais automóveis

Segundo a revista Focus (pág.25), a EDP conta com um novo assessor jurídico. Nomeado pelo ex-ministro António Mexia (actual presidente executivo da EDP) e a ganhar cerca de € 10.000/mês. Pedro Santana Lopes is back.

Um livro do ...


Só em Portugal este tipo de pessoas tem direito a tempo de antena em prime time. Em qualquer outro país seria relegado para um canal cabo, entre vendas de facas e joias hand made by celebridades bric a brac, aí sim, venderia o seu livro.

Televisões

Desde há uns tempos que assistimos ao Telejornal da Sic e da Tvi enquanto a RTP2 não chega. Como não sou dono do comando, só quando me apanho sozinho lá volto à tradição, zap para a RTP1.

Aí, nos últimos tempos apercebi-me do porquê da preferência revelada pelos outros canais. O sorriso desenxabido, sonso e artificial do Dos Santos sempre que acaba uma notícia.

Portugal

Está a precisar de um novo Abril

Sonoridades



Vale a pena ouvir:
"
La Vie en Rose"

sexta-feira, 12 de maio de 2006

12 de Maio - Procissão das Velas



Acender a vela... Partilhar a chama...
Muitos iluminam um espaço...
Junto a Maria!

Dúvidas

O que é a duração?
Há dias em que pergunto o que ando aqui a fazer, para que é que isto serve, para onde vou, se é esse o caminho ou não, se quem nos acompanha merece o esforço e não encontro resposta. Talvez um dia...

Peregrinar...



O mistério de uma peregrinação está no deixar-se ir rumo a um encontro. Mais que uma simples caminhada, uma peregrinação envolve os passos exteriores enquanto se avança interiormente. Os passos dados ficam registados, a nossa história acompanha-nos, faz parte de nós. Uma peregrinação pode ajudar a integrar e amadurecer o passado, com um olhar para o futuro. Um tempo onde podemos pensar.

Neste dia muitos peregrinos caminham para Fátima. Espero que muitos mais caminhem para uma busca de si próprios e da sua relação com os outros...

quinta-feira, 11 de maio de 2006

Hoje é o Dia do Iogurte

Comunicar os benefícios do iogurte numa alimentação saudável e estilos de vida activos é o objectivo do Dia do Iogurte. Tudo isto organizado pelo Centro de Informação do Iogurte (CII). Mas por que razão é preciso um Centro de Informação? Aquilo não é tirar a tampa, juntar açucar para quem quiser, gostar ou poder e comer com a ajuda de uma colher? Que mais preciso de saber?
É formidável, são tantos os dias que já comemoramos é o dia da mulher, o dia do reumatismo, o dia da alergia ao leite e agora o dia do iogurte.
De facto quase que passamos o ano em comemorações e não faltará muito para ter um grupo de selvagens frente à Assembleia da República a implorar pelo belo do iogurte, EM COPO DE VIDRO E MAGRO, todas as manhãs.
Haja paciência para os dias comemorativos que se festejam.
Para mais informações consultar www.iogurte.com ATÉ TÊM UM SITE!!!!!!!

"Oh Santana, empresta aí o hino"

A pensar no livro de Manuel Maria Carrilho, O.Insecto recupera esse grande êxito...

Foi escrito a pensar em Santana Lopes, mas também pode ser seu Dr. Manuel Maria Carrilho.

Aqui fica, no dia de lançamento do seu livro. Para que não diga que não nos juntamos à festa...


Menino Guerreiro

"Um homem também chora
Menina Morena
Também deseja colo
Palavras amenas
Precisa de carinho
Precisa de ternura
Precisa de um abraço
Da própria candura
Guerreiros são pessoas
São fortes, São Frágeis
Guerreiros são meninos
No fundo do peito
Precisam de um descanso
Precisam de um remanso
Precisam de um sonho
Que os tornem refeitos
É triste ver este homem
Guerreiro Menino
Com a barra do seu tempo
Por sobre os seus ombros
Eu vejo que ele berra
Eu vejo que ele sangra
A dor que traz no peito
Pois ama e ama
Um homem humilha-se
Se lhe cortam os sonhos
Seu sonho é sua vida
E vida é trabalho
E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
Morre-se, Mata-se
Não dá para ser feliz
Não dá para ser feliz"

"Menino Guerreiro" - Parte II

in Sic.Online - 11.Maio 2006

He's alive!

in VISAOONLINE - 11 Mai. 2006


Procuro a ternura súbita, os olhos ou o sol por nascer do tamanho do mundo, o sangue que nenhuma espada viu, o ar onde a respiração é doce, um pássaro no bosque com a forma de um grito de alegria.
Oh, a carícia da terra, a juventude suspensa, a fugidia voz da água entre o azul do prado e de um corpo estendido.
Procuro-te: fruto ou nuvem ou música. Chamo por ti, e o teu nome ilumina as coisas mais simples: o pão e a água, a cama e a mesa, os pequenos e dóceis animais, onde também quero que chegue o meu canto e a manhã de maio.
Um pássaro e um navio são a mesma coisa quando te procuro de rosto cravado na luz. Eu sei que há diferenças, mas não quando se ama, não quando apertamos contra o peito uma flor ávida de orvalho.
Ter só dedos e dentes é muito triste: dedos para amortalhar crianças, dentes para roer a solidão, enquento o verão pinta de azul o céu e o mar é devassado pelas estrelas.
Porém eu procuro-te. Antes que a morte se aproxime, procuro-te. Nas ruas, nos barcos, na cama, com amor, com ódio, ao sol, à chuva, de noite, de dia, triste, alegre - procuro-te.
Eugénio de Andrade

World Junior Surfing Championships Maresias, BR



Ao vivo e a cores, aqui.

Bebés Schengen

A decisão do governo é baseada exclusivamente em critérios quantitativos.

quarta-feira, 10 de maio de 2006

Sucesso das políticas Socrates: Reformados continuam no activo

No Guincho, 2 idosos num carro aguardavam enquanto outros 2 limpavam um carro. O azar foi o dono, um grego com a estrutura ossea do Hércules, ter-se deparado com a cena. Os 2 idosos voaram, literalmente, para espanto de quem assistiu à cena.

Envelhecimento da População

Chegou à criminalidade. 4 Bancos no Concelho de Cascais foram assaltados por um jovem de 62 anos.

Com a ausência do Alberto João Jardim dos Telejornais

O melhor programa de humor da televisão é a TV Parlamento

Graças a Linda Reis conseguimos contactar os espiritos dos ministros e saber o que pensavam no momento

Espirito de Mahmoud al-Zahar - olha, olha, quem é ele, se não é o bacano do Diogo. Isto assim pah até é fácil ser ministro. Tótil vou-lhe dar um bacalhau. Puto, tira o cinto de explosivos e vai a correr gritar que nos encontrámos. stop. ao mais alto nível com um ministro da união europeia. stop. isto vai lixar os israelitas ehehe stop. com a credibilidade dele em baixa. stop. até em mim vão acreditar. stop. a seguir a esta. stop. lembra-me de jogar no euromilhões. stop.

Espirito do Prof. Freitas do Amaral - Se em Portugal me apanham, lá vem aquela malta de cueiros pedir a minha demissão, estou frito… ó Carneiro Jacinto, lembra-te de marcar com a Maia e com a outra, aquela garota, a do Herman, tenho mesmo de ir à bruxa. Raios, com este encontro não tenho tempo de ir comprar a meia dúzia de chamuças... também vou apanhar em casa. haja topete!

Encontro diplomático ao mais alto nível entre ministro radical do Hamas e Prof. Freitas do Amaral

Mahmoud al-Zahar - Mar-haba, Ah-la u sah-la Oix, tótil. Pah, entra men táx em caxa
Prof. Freitas do Amaral - Saba-hel kheir Bom dia
Mahmoud al-Zahar - KífAC, mab-çút?
Táx fixe? Tudo baril?
Prof. Freitas do Amaral - Nuch-kor Alla al-ai.
Bem, Graças a Deus. Ai

Assobiar para o ar...

in Publico.pt, 2006-05-10

Architecture of Absence



Tive ontem a sorte de conhecer pessoalmente esta senhora. É difícil ficar calmo quando se está perante tamanho génio.

Ficaremos atentos. Parece que está a preparar uma exposição para o CCB. Lá estaremos.

terça-feira, 9 de maio de 2006

Deus Escreve Direito




DEUS ESCREVE DIREITO


Deus escreve direito por linhas tortas

E a vida não vive em linha recta

Em cada célula do homem estão inscritas

A cor dos olhos e a argúcia do olhar

O desenho dos ossos e o contorno da boca

Por isso te olhas ao espelho:

E no espelho te buscas para te reconhecer

Porém em cada célula desde o início

Foi inscrito o signo veemente da tua liberdade

Pois foste criado e tens de ser real

Por isso não percas o teu fervor mais austero

Tua exigência de ti e por entre

Espelhos deformantes e desastres e desvios

Nem um momento só podes perder

A linha musical do encantamento

Que é teu sol, tua luz, teu alimento


Sophia de Mello Breyner Andersen

Abdicação

Toma-me, ó noite eterna, nos teus braços
E chama-me teu filho...
eu sou um rei
que voluntariamente abandonei
O meu trono de sonhos e cansaços.

Minha espada, pesada a braços lassos,
Em mão viris e calmas entreguei;
E meu ceptro e coroa - eu os deixei
Na antecâmara, feitos em pedaços

Minha cota de malha, tão inútil,
Minhas esporas de um tinir tão fútil,
Deixei-as pela fria escadaria.

Despi a realeza, corpo e alma,
E regressei à noite antiga e calma
Como a paisagem ao morrer do dia.

Dorme enquanto eu velo...
Deixa-me sonhar...
Nada em mim é risonho.
Quero-te para sonho,
Não para te amar.

A tua carne calma
É fria em meu querer.
Os meus desejos são cansaços.
Nem quero ter nos braços
Meu sonho do teu ser.

Dorme, dorme. dorme,
Vaga em teu sorrir...
Sonho-te tão atento
Que o sonho é encantamento
E eu sonho sem sentir.

Põe-me as mãos nos ombros...
Beija-me na fronte...
Minha vida é escombros,
A minha alma insonte.

Eu não sei por quê,
Meu desde onde venho,
Sou o ser que vê,
E vê tudo estranho.

Põe a tua mão
Sobre o meu cabelo...
Tudo é ilusão.
Sonhar é sabê-lo.


Fernando Pessoa

segunda-feira, 8 de maio de 2006

A realidade não quer nada comigo
Alberto Caeiro

Outra realidade

Há cousas que apenas damos por elas
nas urgências de hospital. Uma rapariga,
não mais de trinta anos, sem a 4ª classe
Sinto todo o meu corpo deitado fora da realidade.
verso sobre Alberto Caeiro

monday morning


Entre o metro glass do Guincho e a segurança social de Cascais, decidi primeiro senha da SS, Guincho, e depois longa se torna a espera.

1ª Liga


1. os dragões
2. SPORTING º * ^
3. ehehehehe
º Não conseguimos o título mas ganhamos acesso directo à liga dos campeões. João Moutinho, se não erro, 19 anos e títular em todos os jogos do Leão
* Be aware, Ele, Sá Pinto, vai voltar
^ parece as ilações pós dia de eleições, em que do primeiro ao último, todos ganham :)

Enquanto Eles quiserem é esta a ideia que vamos ter das energias alternativas


No episódio da familia Simpson, ao visitar um parque temático patrocinado por várias empresas privadas, Marge e a Lisa Simpson num carro movido a passo de caracol ouviam uma voz, gravada a 45 rotações e passada a 33, dizer
"Olá, eu sou o carro electrico, ando mais devagar e durante menos tempo que um a gasolina. Quem me conduz é gay.".

En Con Tra Mo-La


Ontem após um belo almoço no novo bairro do Ti Card, ali estava ela, enfrentámo-la mano a mano e foi aquela emoção de ver e falar com alguém que admiramos.

sexta-feira, 5 de maio de 2006

Jazz Lovers



Fixem o nome Eldar Djangirov
pequeno prodígiO
p.s. a fotografia nº2 está aí por curiosidade. deve ter no max 6 anos, mas mantém o tom da URSS, o rapaz é oriundo do Kyrgyzstan - em Inglês - puto de ideia que país é este (Turcomenistão?). Há coisas que não mudam.

Guerra e Paz

The Producers


Um bom filme. Ou um filme porreiro. Ou, um filme que se vê muito bem e sai-se com excelente humor. Entrei contrariado. Musicais já era o tempo em que os faziam. Desde o revivalismo hiper maçador de Chicago passando pela nouvelle vague francesa das 8 insuportáveis mulheres, achei tudo deprimente. Mas aparece agora este The Producers. Talvez por estar num constante piscar de olho a um dos filmes da minha vida e por o fazer tão bem, fui sentando-me na cadeira da primeira fila de forma diferente. Mel Brooks pega numa velha história sua, com carradas de piada, entrega-a a uma coreografa-encenadora-agora realizadora não mais do que competente e que filma esta surpresa, com a wonder girl Uma Thurman a dar uma lição de altivez e presença no ecrã que não se via desde que a Jessica Rabbit apareceu no big ecrã. Depois há o Mathew Broderick agarrado ao lençol como o linus no Charlie Brown e Nathan Lane, o homem que dá voz a um dos mais engraçados personagens da história da animação, o Timon do Rei Leão! Mas a delicia mesmo é como pegam no melhor de Serenata à chuva e o transformam sem copiar, o recriam. A cena do sofá, no original com uma boneca é genialmente recriada. Quem adora esse filme só se pode sentir bem com este. Grandes musicas, boas piadas, algumas que não lembram a ninguém como a peça que resolvem encenar e que queriam um flop, Hitler´s springtime ... onde no limite ainda podemos ver Hitler como um dos fab 4 dos Village People, coreografias por vezes excitantemente felizes e um belíssimo naipe de actores. Por aí nos cinemas.

quinta-feira, 4 de maio de 2006

Acabei de ler há poucos dias Na tua face de Vergilio Ferreira e, a cada livro, maior é a teia que vai urdindo à nossa volta. A sua escrita, é demasiado nós, é demasiado humana, quase pecado.

What happened to Lula Pena?


Alguém sabe dela?

Maio, mês de Maria

Maria de Nazaré, presente nas mais variadas culturas, com os mais variados nomes, é um mistério na sua ligação com Deus. O português rapidamente olha para Fátima, o espanhol para Pilar, o francês para Lourdes. Já o brasileiro olha para a sua Aparecida, com um leve toque de Iemanjá.

Maria não é uma deusa. Maria, tão humana como cada um de nós, é a porta de Deus no mundo. Vive a experiência do encontro da simplicidade com a profundidade, através de um Sim que altera o percurso da História.

Um convite ao conhecimento desta Mulher, tão presente na nossa cultura, é a leitura do livro "Palavras Caladas - Diário de Maria de Nazaré", de Pedro Miguel Lamet. Edição: Tenacitas





"Escrito na primeira pessoa, à maneira de um diário, permite-nos penetrar na intimidade desta jovem eleita, seguindo a sua evolução psicológica. A sua fé e a sua fragilidade, a sua simplicidade e a sua dor, o seu mistério e a sua proximidade quotidiana vão-se-nos tornando cada vez mais familiares. (...) Pelo seu teor espiritual e humano, esta narrativa comoverá quem, independentemente das suas crenças, quiser acercar-se das lembranças que Maria guardava no seu coração" - Da contracapa.

Pequenos excertos:

Sempre gostei de apoiar os cotovelos no parapeito da janela e deixar os olhos vaguear pelos olivais e para além da linha ondulada do horizonte, sobretudo quando amanhece e um cheiro húmido a erva nova sobe suavemente da terra, a minha terra de Israel, cálida e mediterrânica, que me viu crescer como uma criança enamorada e agora recolhe as minhas recordações uma a uma, tal como recebe as uvas tenras que a parreira da latada deixa cair.

O cheiro acre e húmido a pobreza bestial que vinha da manjedoura pareceu-me perfume. Embora tivesse perdido a noção do tempo e já não fosse eu, mas ele, quem cantava, chorava e ria ao mesmo tempo, nunca poderia esquecer um único pormenor de todas as coisas que tinha vivido, já que as meditava no silêncio e no santuário mais secreto do meu coração. Desde então José e eu nunca mais falámos daquele dia nem daquela noite, só da noite, a noite de Natal.

Muitas coisas aconteceram depois, dignas de serem relatadas, mas aqui só acrescentarei que voltei para Nazaré, para a minha pequena casa, e percorri todos os seus caminhos, sentei-me em todas as pedras conhecidas e acariciei a velha mobília. Voltei ao poço e à malhada; voltei a abrir a arca, a cozer o pão e a fiar; voltei à bem-cheirosa carpintaria de José, voltei aos campos de sementeira e à ceifa; voltei aos cenários das nossas paisagens e às horas das minhas alegrias e das minhas lágrimas. Porque o meu filho, é certo, iluminou-nos e salvou-nos a todos com a sua vida e as suas palavras. Mas para mim o melhor continua e há-de continuar a ser o perfume concentrado daquelas vivas e doces recordações, as palavras caladas, que guardo com infinita ternura e que todos os dias medito no meu coração.

Boa Leitura!

Indicadores IV

Quem não lê os indicadores económicos, sociais, de bem estar e todos os outros... são os nossos Imigrantes. A maioria ao chegar cá deve rogar pragas a quem os enganou prometendo um novo El dorado. É algo que me transcende, será que o Iapmei está finalmente a promover o nosso país ou são as mafias de leste que pensam que em Portugal o salário do Mourinho é mato...?

Indicadores III

O nosso primeiro devia eleger a Bobone como nosso representante na OCDE e em todos os organismos que andam para aí a difamar o nosso país. Uma vez por lá, ela Colocá-los-ia de castigo e obrigá-los-ia a ler os seus livros de Etiqueta e Boas Maneiras.

Indicadores II

O gab. de Marketing do nosso primeiro devia levar a cabo a missão de inventar estudos em que Portugal, invariavelmente, não fique no último lugar. E basta de a OCDE considerar o nº de telm ou de televisores por habitante como um indicador de nível de vida. A sê-lo é de ausência.

Indicadores

Não se aponta que é feio.

quarta-feira, 3 de maio de 2006

Hemisférios

Às tantas julgam-nos especialistas em coisas que desconhecemos. O G estava no supermercado, queria informações sobre protectores solares e telefonou-me. Na altura assistia a uma conversa no São Luís à volta dos Hemisférios, da distância. Um dos convidados mencionou o outro e esta consciência que temos de julgar o outro como uma ameaça. Ninguém referiu a ausência de consciência.
Mais tarde quando regressava a casa, no comboio senta-se uma femea ao meu lado. Ignorou que eu estivesse mergulhado na leitura, que a carruagem ainda mantivesse um silêncio pouco comum e, ausente de todos os que a rodeavam, saca do telemóvel e desenfreada telefona ao people a convidar para a festa de anos do boy. Além da total alienação, a voz e sobretudo o final da conversa, um sonoro beijinhos xau xau beijocas deixou-me à beira de um ataque de nervos.

Fogo

No dvd do East of Eden, na secção de extras, consta um excerto do teste de Brando, para o mesmo papel onde James Dean sem qualquer vergonha mais tarde o imitaria.
James Dean é magnifico no filme, mas, tem aquele aspecto frágil. Após este teste, fica a dúvida do que teria sido, com o cometa Brando no seu lugar.

Reflections in a golden eye


Acabei de ver este filme no canal memória. Elizabeth Taylor e Marlon Brando dirigidos por John Houston.

terça-feira, 2 de maio de 2006

Um novo insecto!




Três imagens.

Uma mão estendida: Dar e Receber!
Passos num areal: Aprender enquanto caminhamos ao longo da vida!
Um insecto: Joining the club!

Aqui estou...

De profundis

«É sempre chato morrer alguém mas uma festa destas sem "porrada" não é festa.»*


* Declarações de uma popular quando interrogada por uma jornalista da SIC acerca do que pensava sobre a morte de um homem (vítima de uma cornada) na largada de toiros de Samora-Correia

O que eu já desconfiava mas que confirmei só hoje...

... e logo numa terça feira a seguir a um fim de semana prolongado!







.

.

.

.

Pronto, é isso mesmo, assumo-o: estou Pré-Obeso!!

Podem verificar a vossa condição aqui.